A Femipa está promovendo mais uma turma do curso “Gestão de custos em Saúde”. A capacitação está marcada para os dias 19 e 20 de julho de 2022, no auditório da Santa Casa de Maringá. O objetivo é destacar a importância das informações de custos no contexto atual e facilitar o processo de tomada de decisão dentro da instituição de Saúde. Eduardo Regonha, doutor em Ciências pela Unifesp e diretor executivo da XHL Consultoria, será o palestrante, trazendo fundamentações teórica e prática dos conceitos da Gestão de Custos em instituições de Saúde, com foco em implantação, gerenciamento e controle.

Segundo ele, no momento atual de retomada, após dois anos difíceis por conta da pandemia, a capacitação neste tema é ainda mais importante, porque uma avaliação de custos eficiente pode ajudar a instituição na tomada de decisões.

“As instituições estão preocupadas com essa retomada. Muito se comentou, antes da diminuição dos casos de coronavírus, que haveria um grande represamento e que isso iria desaguar totalmente agora. Algumas entidades ainda estão num processo lento, mas, em outras, isso está acontecendo. Vemos instituição que precisa recusar pacientes, porque o volume atual é muito grande. Nesse sentido, uma avaliação de custos eficiente ajuda a instituição a avaliar melhor os procedimentos e a tomar decisões, para que possa recuperar o que, de certa forma, deixou de ganhar durante a pandemia”, explica.

Na avaliação do palestrante, a informação de custos tem duas abordagens fundamentais: uma delas é ter a melhor informação para poder discutir com o financiador, com operadora etc; a segunda é que o conhecimento de custo proporciona uma avaliação do desempenho, análise do setor, para não haver desperdício. “Assim, utiliza-se a informação da melhor forma possível para reduzir o custo e maximizar o resultado”, detalha.

Outro ponto que merece destaque, de acordo com Eduardo Regonha, é que esse tipo de informação deve chegar a toda a instituição. Conforme ele explica que, quando se fala em custo, o assunto é sempre voltado às pessoas da área financeira, como Controladoria, Contabilidade, entre outros. Mas, para ser eficiente, a ferramenta deve ser disseminada.

“É logico que quem é responsável pela montagem do relatório, pela arquitetura da informação, é a Controladoria e o setor de custos, mas essa informação deve ser repassada a todos os gestores dentro da instituição. Se existe um responsável pelo centro cirúrgico, pela UTI, pela nutrição, pela lavanderia, todos eles devem receber o relatório, analisar seus custos, o motivo das variações e dar mais confiabilidade à informação. Cabe a cada um deles gerenciar o custo do seu setor, porque somente ele sabe o que está acontecendo na sua unidade. A pessoa de custos é simplesmente uma arquiteta da informação, mas quem sabe o dia a dia do setor é o gestor. Por isso, sempre recomendamos que os gestores sejam envolvidos na análise e no gerenciamento de custo, pois só assim será possível alcançar uma redução de custos, uma melhor valorização dos trabalhos desenvolvidos e conhecer efetivamente os custos de cada área”, completa.

As inscrições para o curso “Gestão de custos em Saúde” vão até o dia 11 de julho e custam R$ 350,00 para profissionais de instituições afiliadas à Femipa e R$ 500,00 para colaboradores de outras instituições.

Clique aqui para baixar a programação completa do curso.

Clique aqui para baixar a ficha de inscrição.

Serviço

Curso “Gestão de custos em Saúde”
Data: 19 e 20 de julho de 2022
Local: Auditório da Santa Casa de Maringá – Rua Santos Dumont, nº 555, bairro Vila Operária, Zona 3 – Maringá (PR)
Palestrante: Eduardo Regonha

Confira abaixo mais informações!

 

Fonte: Assessoria de imprensa Femipa