O governador em exercício Flávio Arns assinou nesta segunda-feira (04/06), no Palácio Iguaçu, termo de cooperação para a capacitação profissional de gestores do terceiro setor paranaense. A parceria com o Sebrae/PR e o Tribunal de Contas do Estado irá oferecer formação em gestão empreendedora para integrantes de cinco mil entidades. A Femipa participou do evento, à convite do governo do Estado, representada pela diretora Rosita Wilner.  

Os cursos serão gratuitos e desenvolvidos na modalidade à distância, com duração de 75 horas. A intenção é municiar as organizações não governamentais com conhecimentos nas áreas administrativa, de planejamento, controles financeiros e de prestações de contas. “Queremos o terceiro setor forte e estruturado para continuar contribuindo para o desenvolvimento social do povo paranaense”, disse Arns, citando como exemplo as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes). A Secretaria de Assuntos Estratégicos será a gestora do programa.

CAPACITAÇÃO
As inscrições para participar do treinamento são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.seae.pr.gov.br. Os cursos serão certificado pelas entidades parcerias e as vagas serão limitadas. Serão três módulos: Análise e Planejamento Financeiro, Gestão da Qualidade: Visão Estratégica e Gestão Empresarial Integrada; Lei de acesso à Informação na Visão do Tribunal de Contas e Prestação de Contas de Transferências.

De acordo com Julio Cezar Agostini, diretor operacional do Sebrae Paraná, serão abertas 600 vagas por mês, 200 para cada módulo. “Com um serviço profissional e boa gestão esses órgãos irão contribuir para o desenvolvimento do Paraná”, disse.

O módulo sobre gestão da prestação de contas dos recursos públicos será oferecido pelo Tribunal de Contas do Paraná. “Essa é uma área em que os órgãos do terceiro setor têm dificuldades, pois seus gestores não têm conhecimento da legislação. A capacitação é fundamental para obtermos mais eficiência na aplicação dos recursos”, disse o conselheiro Fernando Guimarães, presidente do Tribunal de Contas.

BOAS PRÁTICAS
Outra intenção dos organizadores é a identificação de projetos e boas práticas administrativas aplicadas nas entidades. Elas serão escolhidas como exemplos para serem utilizadas em outras instituições. “Ao final do processo, teremos um banco de dados de instituições, projetos e práticas bem sucedidas que poderão ser referência para as instituições que atuam no Paraná”, disse Arns.

Para a diretora da Femipa, a oferta de capacitação é uma conquista que irá melhorar a gestão dos recursos. “Considero muito importante e um avanço no terceiro setor do Paraná. Tenho certeza que irá gerar benefícios e qualidade no atendimento”, disse ela.

Rosita destacou ainda a importância da iniciativa para a administração dos hospitais. “É uma área delicada, que precisa de conhecimento e troca de experiências. É a primeira vez que teremos esse tipo de capacitação”, afirmou.

Com informações da Agência de Notícias do Estado.