O presidente da Femipa, Flaviano Feu Ventorim, participou, na quarta-feira (14), de uma cerimônia no Palácio do Planalto onde foram anunciadas novas ações para a gestão e melhoria da Saúde Pública, com a presença do Presidente da República, Michel Temer, do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e do presidente da CMB, Edson Rogatti.

Durante o evento, o ministro Ricardo Barros informou que a pasta conseguiu fazer uma economia de R$ 1 bilhão, por meio de gestão de recursos públicos. Esse montante será destinado ao custeio de 99 Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e para a oferta de 1.401 novos serviços nas santas casas e hospitais filantrópicos.

De acordo com o ministro, serão destinados R$ 371 milhões para financiar a habilitação de 216 hospitais filantrópicos, que oferecerão os novos serviços, em sua maioria, leitos hospitalares e de UTI. A previsão é que os pagamentos sejam feitos em outubro.

O presidente da CMB, Edson Rogatti, ressaltou que o setor responde por mais de 50% do atendimento via SUS – sobretudo internações de média e alta complexidade, transplantes e tratamentos oncológicos. “Há muito tempo, esperamos ser ouvidos e estão sendo anunciadas várias medidas para o setor filantrópico. Essas ações vão dar mais fôlego às santas casas e entidades filantrópicas”, afirmou.

Rogatti disse ainda que aguarda a celeridade na tramitação do PLS 744/2015, que cria um programa de financiamento específico para as santas casas e hospitais filantrópicos que atendem o SUS, além da manutenção da isenção tributária das instintuições na reforma da Previdência, bem como o incremento de recursos para a Saúde. “Estamos ansiosos e esperançosos de que finalmente o governo irá olhar os números da Saúde e fazer o que é viável para a população, com foco em gestão e não em política de privilégios”, destacou Rogatti, encerrando sua participação, destacando a necessidade de o Governo manter a priorização da Saúde e da Educação.

O presidente Michel Temer aproveitou a oportunidade para combater os rumores de que o governo pretende reduzir direitos dos trabalhadores e cortar os investimentos em saúde e educação. Ele ressaltou que a solução para as áreas críticas dependem de mais tempo, mas que muitos planos e projetos estão sendo encaminhados ao Governo, com o objetivo de melhorar esses setores. O presidente destacou ainda que, “sem uma política fiscal responsável, não é possível resolver os problemas”.

Também estiveram presentes à cerimônia, os presidentes das Federações da Bahia, Ceará, Santa Catarina e Paraná – Mauricio Dias, Marcos Venicius Granemann, Hilário Dallmann e Flaviano Feu Ventorim, respectivamente -, além da assessora Jurídica da CMB, Dra. Monaliza Costa Santos.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB