Campo Grande (MS) – O governo do estado de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES), assinou nesta quarta-feira (18)  Termo de Cooperação Técnica com a sociedade Hospital Samaritano de São Paulo. O Termo viabiliza o cumprimento das 2ª e 3ª fases do projeto “Implantação de Rede de Cuidados Continuados e Integrados” direcionado ao Hospital São Julião em Campo Grande.
O projeto tem como objetivo a ampliação e capacitação de pessoal no tratamento e acompanhamento de pacientes com doenças crônicas, progressivas ou incuráveis. A premissa é permitir que os hospitais da rede pública possam contar com o apoio do Hospital São Julião, através da Rede de Cuidados Continuados, otimizando a ocupação de leitos para pacientes crônicos, dando continuidade aos seus tratamentos.

O termo foi assinado nesta manhã pelo governador André Puccinelli, pela secretária de Estado de Saúde, Beatriz Figueiredo Dobashi, e pelo superintendente de responsabilidade Social do Hospital Samaritano de São Paulo, Luiz Maria Ramos Filho. Também estiveram presentes na solenidade de assinatura a representante do Ministério da Saúde, Ana Paula Silva Cavalcante, o secretário municipal de Saúde de Campo Grande, Leandro Mazina, e a diretora geral do Hospital São Julião, Irmã Silvia Veicelo.

Governo do MS assina Termo de Cooperação Técnica com Hospital Samaritano de São PauloPara o governador André Puccinelli, a assinatura exemplifica a prioridade dada pelo governo em desenvolver cada vez mais as ações de saúde no estado. “Temos procurado priorizar cada vez mais a saúde em nosso Estado. Este termo trará a humanização ao atendimento para os pacientes em nossas unidades de saúde. Dessa forma, queremos mostrar que Mato Grosso do Sul tem a saúde como prioridade em nossa gestão”, disse o governador.

De acordo com o superintendente de Responsabilidade Social do Hospital Samaritano de São Paulo, Luiz Maria Ramos Filho, o termo viabilizará a continuidade dos cuidados através de equipes multidisciplinares de um paciente que precisa de assistência prolongada, otimizando a administração de leitos nas unidades onde foram iniciadas seu tratamento. “A Rede de Cuidados Continuados é um modelo que já se encontra implantado em outros países e estamos trazendo este modelo para o nosso país. O estado de Mato Grosso do Sul faz parte do projeto piloto destinado também para outros dois estados – Piauí e Maranhão. Faremos a capacitação de pessoal, assim como a ampliação e aquisição de alguns equipamentos, totalizando recursos de aproximadamente R$ 5 milhões para cada estado participante do projeto”, disse o superintendente. Os recursos serão viabilizados por um prazo de 30 meses.

Governo do MS assina Termo de Cooperação Técnica com Hospital Samaritano de São PauloPara a secretária de estado de Saúde, Beatriz Dobashi, a cooperação garantirá a rotatividade de leitos, desafogando unidades, assim como o tratamento para os pacientes que necessitam de acompanhamento de equipes multidisciplinares. “O Termo é direcionado às internações específicas e prolongadas abordando o que chamamos de leitos de retaguarda. Ao mesmo tempo ele proporcionará a rotatividade de leitos para as unidades que fazem esse atendimento inicial. É um projeto dividido em três fases, sendo a primeira de diagnóstico, bancada pelo governo do estado; a segunda de capacitação, pelo Hospital Samaritano, e a terceira, de funcionamento e manutenção, será bancada pelo Ministério da Saúde, Estado e Município”, destacou a secretária.

Fonte: Notícias MS