O governador Beto Richa anunciou nesta quinta-feira (1º), em Umuarama, investimentos de R$ 6 milhões para as obras de construção do Hospital União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer (Uopeccan) no município. A unidade vai atender pacientes de 40 municípios da região Noroeste, onde vivem cerca de 800 mil habitantes. O investimento para a área da saúde foi a primeira medida anunciada por Richa, em agenda na região nesta quinta e sexta-feira (02).
“O governo consolida essa parceria com a Uopeccan para garantir um grande hospital regional que atenderá todo o Noroeste do Estado. Uma instituição que é referência, com importantes serviços prestados à população paranaense”, disse o governador.

Richa afirmou que o governo estadual passou a cumprir, neste ano, pela primeira vez na sua história, os princípios da Emenda 29 – que garante o repasse de 12% das receitas do Estado para a área da saúde. O governador também destacou medidas adotadas desde o início da sua gestão, como a contratação de mil profissionais e o aparelhamento de hospitais inaugurados pela administração anterior sem equipamentos.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, vai operar uma área do hospital de quatro mil metros quadrados, destinada a especialidades clínicas de baixa e média complexidade. “A Uopeccan é uma entidade altamente qualificada e de gestão com muitos resultados positivos. Na sequência, o governo também apoiará o hospital com equipamentos”, afirmou o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.

O presidente da Uopeccan, Ciro Antonio Kreus, explicou que a parceria com o governo vai permitir mais qualidade no atendimento. O hospital vai atener em média 200 pacientes por dia. “O Uopeccan de Umuarama será o maior hospital do Noroeste do Paraná. Somos gratos pelo atendimento do Governo do Estado”, disse.

A construção do novo hospital deverá ser finalizada ainda neste ano, começando em seguida a instalação dos equipamentos. A primeira unidade da União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer foi criada há 13 anos, em Cascavel, região Oeste do Estado. Atualmente é responsável pelo atendimento diário de 500 pessoas.

“Ficamos muito honrados de ter, pela terceira vez, a presença do governador Beto Richa, fato que não aconteceu em anos anteriores. E o governador traz consigo boas notícias na área da saúde, a parceria com a Uopeccan, que todos aguardavam há uma década”, disse o prefeito de Umuarama, Moacir Silva.

EXPO-UMUARAMA – O governador Beto Richa também participou, na noite desta quinta-feira (1º), da abertura da 38ª edição da Expo-Umuarama – um dos maiores eventos agropecuários do Noroeste do Estado. A feira conta com 500 espaços comerciais e previsão de R$ 50 milhões em negócios.

O Governo do Estado participa do evento por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento e do Instituto Paranaense de Assistência Técnica (Emater). A feira prossegue até o dia 11, no Parque de Exposições de Umuarama, com a expectativa de receber mais de 270 mil visitantes.

Participaram da abertura do evento os deputados federais Osmar Serraglio e Zeca Dirceu; os deputados estaduais Nelson Garcia e Fernando Scanavacca; o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; o presidente da Emater, Rubens Niederheitmann; o presidente do Iapar, Florindo Dalberto; o presidente da Associação Rural do Paraguai, Eulálio Gomes; o presidente do Sindicato Rural de Umuarama, Juninho Pires, e autoridades da região.

Fonte: AENotícias