01.07 3Em reunião técnica realizada na sede da Secretaria da Saúde nos dias 29 e 30 de junho, técnicos da 4ª Regional de Saúde (Irati) debateram a possibilidade de ampliação dos atendimentos da unidade de Cuidados Continuados Integrados (CCI) para a 3ª Regional de Saúde (Ponta Grossa). Os atendimentos são realizados pelo Hospital da Caridade Dona Darcy Vargas, localizado em Rebouças, na região centro sul do estado.

“A proposta de ampliação para a 3ª Regional de Saúde (Ponta Grossa) ainda é um projeto, no que depender do Estado este convênio já estaria em andamento, no entanto aguardamos a habilitação por parte do Ministério da Saúde”, comenta o superintendente de Gestão de Sistemas de Saúde, Paulo Almeida.

Atualmente os atendimentos realizados pelo projeto de Cuidados Continuados ocorrem devido a um convênio firmado entre o Estado e o Hospital, no qual são repassados R$ 80 mil mensais para custear os atendimentos realizados na unidade. O convênio, com durabilidade de um ano, supre em parte a necessidade de repasse de verbas para o hospital, que aguarda a habilitação do MS e consequentemente o repasse de verbas da União no valor de R$ 130 mil mensais.

Durante a reunião, foram debatidos também a revisão dos critérios de inclusão e exclusão dos pacientes a serem admitidos na unidade. “Esses critérios foram montados e vivenciados por um período de seis meses e agora foram analisados e repactuados para o próximo período de seis meses. Depois disso, deve ocorrer uma nova reunião para análise dos resultados obtidos no período”, esclarece a assessora da Superintendência de Gestão de Sistemas de Saúde, Ilsa Menegazzo.

Atualmente o CCI atende a cinco municípios da região de Irati, o que envolve uma população de cerca de 70 mil pessoas. A equipe multidisciplinar é composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionistas e técnicos em enfermagem. Todos capacitados para atuarem na unidade seguindo os critérios preconizados pelo projeto.

A unidade de Rebouças é responsável por serviços intermediários, principalmente no período de reabilitação do paciente. “Um exemplo claro é quando uma pessoa sofre um Acidente Vascular Cerebral e é atendido em um hospital de urgência. Após o tratamento médico, ele pode liberar o leito hospitalar e ser encaminhado à unidade de cuidados continuados para receber assistência multidisciplinar, com fisioterapia, nutrição e outros serviços voltados à recuperação do paciente”, explica Paulo Almeida.

O Hospital da Caridade Dona Darcy Vargas foi o primeiro no país dar início ao projeto de CCI. Este modelo de atendimento é focado na atenção às condições crônicas, devido ao envelhecimento da população. A intenção é que os hospitais de pequeno porte cumpram esse papel, evitando que pacientes que poderiam ser atendidos em hospitais de menor complexidade ocupem leitos em hospitais de referência para urgência e emergência.

Fonte: Sesa