A Secretaria da Saúde lançou nesta terça-feira (24) o Sistema Estadual de Regulação “Saúde para todo Paraná”, que contempla o agendamento via internet de consultas especializadas eletivas, exames e a disponibilidade de leitos hospitalares, inclusive de UTI. Além disso, o sistema permitirá a emissão das autorizações de Internação Hospitalares e procedimentos de alta complexidade, o controle físico e financeiro dos procedimentos autorizados e a emissão de relatórios sobre as necessidades dos usuários. O Governo vem investindo cerca de R$ 30 milhões na aquisição e implantação do sistema que foi adaptado as necessidades do Paraná e é único no Brasil.
Nesse primeiro momento, o sistema estará disponível para os 45 municípios das regiões de Paranaguá, Metropolitana e União da Vitória (cerca de 1/3 da população do Estado) e oito hospitais. A partir de setembro deste ano o sistema será implantado nas demais regiões de saúde do estado. A estimativa é que até abril do ano que vem todos os municípios estejam interligados pelo sistema estadual de regulação.

Com relatórios gerados pelo sistema será possível visualizar a demanda reprimida por serviços especializados nas regiões e direcionar melhor os investimentos. “Muitos estados já avançaram na informatização das AIHs (Autorização de Internação Hospitalar) do SUS, outros criaram sistemas para a informatização de consultas, mas nenhum sistema destes engloba todos estes quesitos. O nosso sistema foi desenvolvido para atender as nossas necessidades, do começo ao fim do atendimento”, enfatizou o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, durante o lançamento.

Para o secretário, uma das ferramentas do sistema de regulação é o controle financeiro. “Ao agendar uma consulta o usuário do SUS receberá um protocolo com data, hora e local da consulta. Se o usuário, por ventura, não puder comparecer, a consulta não poderá ser paga, pois o sistema não aceitará a cobrança. Hoje, confiamos apenas na boa fé do prestador”, explicou Caputo Neto.

A superintendente de Atenção à Saúde, Márcia Huçulak, ressaltou que o sistema não resolve o déficit de leitos do estado, no entanto permite uma melhor utilização dos leitos existentes. “É possível visualizar na tela do computador quais leitos estão disponíveis e para onde poderemos encaminhar um paciente, vítima de um acidente de trânsito, por exemplo, para receber o atendimento qualificado”, disse.

Para a implantação do sistema foram realizados treinamentos para as equipes dos municípios e para as equipes dos hospitais que irão operar o sistema.

Em abril deste ano, a Secretaria da Saúde e a Celepar (Companhia de Informática do Estado) receberam os códigos-fonte do sistema de regulação. Com essa entrega a propriedade intelectual do sistema é oficialmente da secretaria. “Não compramos uma solução temporária, mas um sistema que pode ser desenvolvido e ampliado conforme as necessidades da Secretaria”, explicou o secretário.

O acesso ao sistema já está disponível na página da Secretaria da Saúde. A partir desta quarta-feira (25), as consultas especializadas já poderão ser agendadas pelos municípios. No dia 1 de agosto, inicia-se o processo da regulação dos leitos.

Veja quais serão os hospitais que integração o sistema na primeira etapa:

Hospitais Gerais
Hospital Angelina Caron (Campina Grande do Sul)
Hospital Nossa Senhora do Rocio (Campo Largo)
Hospital e Maternidade Parolin (Campo Largo)
Hospital Infantil Waldemar Monastier (Campo Largo)

Hospitais Psiquiátricos
Hospital Colônia Adauto Botelho (Piraquara)
Centro Psiquiátrico Metropolitano (Curitiba)
Apta – Associação de Pesquisa e Tratamento do Alcoolismo (Campo Largo)
Hospital de Neuropsiquiatria do Paraná – San Julian (Piraquara)
Clínica Médica HJ (União da Vitória)

Veja o mapa com os municípios incluídos nesta primeira etapa.

Fonte: Sesa