Em sua 4ª edição, o ranking Terceiro Setor da consultoria Great Place to Work (GPTW) elegeu as 15 melhores organizações para trabalhar no Brasil, e duas instituições afiliadas à Femipa estão na lista: Hoftalon, de Londrina, e Pequeno Cotolengo do Paraná – Dom Orione. No levantamento, foram avaliados diversos critérios, como práticas culturais, oportunidades de desenvolvimento e benefícios. As premiadas se destacaram dentre um total de 87 candidatas avaliadas.

Oportunidade de crescimento, qualidade de vida e alinhamento de valores foram alguns dos fatores mais apontados pelos funcionários para a permanência nessas organizações. O ranking também traz outros pontos de destaque: 69% das organizações permitem que os funcionários participem de programas de voluntariado no horário de trabalho, e 77% têm alguém responsável por combater a discriminação e promover a diversidade.

Entre os benefícios mais oferecidos, estão bolsas de estudo para graduação ou pós (87%), verba para o desenvolvimento à escolha do funcionário (38%), programas de coaching (67%) e bolsas para cursos de idiomas (60%). A rotatividade nessas organizações foi de 7% em 2020.

A maior parte dos funcionários tem entre 26 e 34 anos (34%) ou entre 35 e 44 anos (33%). Em média, 67% das equipes são compostas por mulheres. Elas ocupam 66% dos cargos de média liderança, mas apenas 25% dos cargos mais altos.

Segundo Lina Nakata, responsável pelos estudos do Terceiro Setor, o índice é menor do que o registrado em anos anteriores, quando o percentual de mulheres na alta liderança chegou a 36%. Mas não é possível comparar os rankings com precisão. “Como são outras empresas, é difícil dizer se o índice cresceu ou diminuiu”, explica.

Lina destaca, porém, uma comparação entre o ranking do Terceiro Setor e o das melhores empresas para trabalhar no país, também realizado pelo GPTW. Enquanto o alinhamento de valores é citado como um fator de permanência por 22% dos funcionários das organizações do terceiro setor, o mesmo item é apontado por 15% dos funcionários de empresas em geral.

Outro fator que chama a atenção entre as organizações é o percentual de 96% dos funcionários que dizem se sentir bem com a forma como colaboram com suas comunidades. “É difícil que uma lista de melhores empresas tenha essa como uma das cinco afirmações mais bem avaliadas. Vemos um senso de pertencimento e de fazer o bem”, diz Lina.

As 15 melhores organizações do Terceiro Setor para trabalhar

As três primeiras do ranking
1. SESC RS
2. Hospital Edmundo Vasconcelos
3. SEBRAE RS

As demais premiadas, posicionadas em ordem alfabética

Fundacred
Hoftalon
Hospital Regional do Cariri
Hospital Santa Marta
Instituto Atlântico
Instituto Ayrton Senna
IPREDE
Pequeno Cotolengo do Paraná – Dom Orione
Rede Cidadã
SESC
SESC/MS
Sindilojas Porto Alegre

 

Fonte: Ana Laura Stachewski - Época Negócios - https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2021/01/gptw-15-melhores-organizacoes-do-terceiro-setor-para-trabalhar-no-brasil.html