O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), negou hoje que o sistema de saúde de Curitiba esteja em colapso por causa do aumento do número de pessoas contaminadas com o coronavírus, e anunciou a abertura de um novo hospital de campanha na Capital. Greca também anunciou que a cidade deve receber em breve 100 novos respiradores enviados pelo governo federal.

“Não vamos minimizar os cuidados. Não vamos apavorar, maximizar os medos. Mas vamos por no coração e na cabeça: não existe colapso do sistema de saúde de Curitiba”, afirmou o prefeito.  “Com 100 novos respiradores que nos mandou o Ministério da Saúde a cidade vai abrir mais um hospital de alvenaria, bem instalado. Porque o povo não merece tenda enquanto não for absolutamente necessário um hospital de campanha”, disse Greca. “São mais 110 leitos. 50 de UTI e 60 clínicos no antigo Instituto de Medicina do Paraná”, explicou ele.

O prefeito repetiu três vezes a negativa sobre um suposto colapso no sistema, mas voltou a pedir que a população mantenha o isolamento social. “Não existe colapso de saúde no Paraná, mas também não pode existir relaxo da população para não empurrarmos essa cidade para aquilo que eu não quero que é a bandeira vermelha”, apelou.

Segundo a prefeitura, o novo hospital será administrado pela Santa Casa de Curitiba, por meio de contrato temporário, por três meses, podendo ser prorrogado conforme a demanda. Este é o segundo hospital ativado na capital paranaense com este fim – o primeiro foi o Hospital Vitória, em 5 de junho, na CIC.

Os novos leitos fazem parte do plano de contingência de enfrentamento à pandemia do município e integram os 1.088 leitos de UTI já anunciados.

UTIs – De acordo com a prefeitura, Curitiba conta hoje com 223 leitos de UTIs do SUS exclusivos para covid-19. Outras 129 UTIs estão sendo ativadas, até 15 de julho, incluindo as do Instituto de Medicina. Com isso, serão 352 UTIs exclusivas. Cem respiradores enviados pelo governo federal serão utilizados nos novos leitos de UTI exclusivos para covid-19 que estão sendo ativados.

Leitos clínicos – Curitiba também chegará a 5.654 leitos clínicos até 15 de julho. São 430 leitos de enfermaria exclusivos para covid-19 – 284 já estão em funcionamento e outros 146 serão ativados também até metade do próximo mês.

Os dados sobre número de leitos são registrados em um sistema aberto ao público, do Ministério da Saúde, o CNES (Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde). Os novos leitos entram neste sistema na medida em que forem ativados.

Enfrentamento – De acordo com a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, a rede hospitalar de Curitiba é robusta, uma das melhores do país. Ela reforça que não há falta de leitos.

“A doença atinge a todos indiscriminadamente e nós não sabemos quem será o caso leve, moderado ou grave”, diz. “Não houve falta de leitos de UTI para os pacientes que morreram. As pessoas tiveram assistência, internamento, medicamento. Mesmo com acesso a tratamento adequado, a letalidade é grande”, completa.

A cidade precisa – além da estrutura hospitalar – que a transmissão do vírus seja mantida sob estrito controle. “Para isso, a população precisa manter o isolamento social, para quebrar a cadeia de transmissão”, diz Márcia.

Hospital de campanha – O plano de contingência contra o novo coronavírus prevê ainda a estruturação de hospital de campanha na capital, que será implementado se houver necessidade. Mas esse tipo de hospital é mais necessário em cidades que não contam com uma estrutura como a de Curitiba, que vem ativando leitos para a covid-19 dentro do que já está disponível.

“O hospital de campanha é a última alternativa. Nós ativamos recentemente o Hospital Vitória e agora ativaremos o Instituto de Medicina. O que temos em Curitiba é ouro: estrutura hospitalar com as condições sanitárias e de proteção do paciente, com comissão de controle infecção, intensivistas, equipe qualificada, estrutura de apoio e de diagnóstico (laboratório, raio-x, radiografia), rede de gases”, explica a secretária.

A rede de leitos hospitalares em Curitiba, segundo a prefeitura:

Total: público, privado, covid e não covid – até 15 de julho
UTI: 1.088
Clínico (enfermaria): 5.654

SUS exclusivos para covid-19
UTI: 352 até 15 de julho (223 já estão ativados)
Enfermaria: 430 até 15 de julho (284 já estão ativadas)

Fonte: Política em Debate - Bem Paraná