Adquirir hábitos saudáveis pode aumentar o fortalecimento dos ossos e músculos em pessoas idosas. Isso ajuda a evitar possíveis fraturas em uma região complexa do corpo humano: o quadril. Pessoas idosas tendem a apresentar ossos mais fracos, além de doenças como a osteoporose, o que pode aumentar a fragilidade e os riscos de fraturas em possíveis quedas. A análise é do médico ortopedista Marco Antônio Pedroni, do Hospital Universitário Cajuru (HUC), que é também professor doutor da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Entre os hábitos que podem ser adotados estão a prática de exercícios físicos com orientação de um profissional, dieta rica em cálcio (com ingestão de leite, iogurte, peixes e alguns vegetais) e tomar sol com frequência. Além disso, segundo o médico, são necessários alguns cuidados em casa com a rotina de pessoas já idosas, para evitar que alguma queda possa resultar em fraturas, como retirar fios expostos e tapetes do chão.

“Alguns traumas mínimos podem resultar em fraturas nessa região no caso de idosos, como escorregar de um degrau ou cair ao mexer em uma horta, por exemplo. Por isso, é necessário que as pessoas tenham consciência de sua condição física para evitar algumas atividades”, explica. O médico relata que, no HUC, que é um hospital referência no atendimento ao trauma, em grande parte os idosos possuem mais de 80 anos de idade.

No caso de uma queda de pacientes idosos, quando ocorre uma fratura, a cirurgia precisa ser realizada o mais rápido possível. Isso evita que outros problemas apareçam, conforme explica o especialista. “Idosos acamados por muito tempo podem desenvolver outras doenças e podem até ir a óbito. Se for operado com a agilidade necessária, ele deixa o leito mais rápido e pode se recuperar melhor”, afirma.

A complexidade do quadril

O quadril é uma região com muitos ossos e musculatura, além de apresentar uma articulação profunda, conforme explica o ortopedista. Ao contrário do caso de pacientes idosos, que possuem comumente estrutura mais frágil dos ossos e músculos, no paciente jovem geralmente a fratura pode ocorrer em virtude de um trauma de alta energia. Um exemplo são os acidentes de carro.

As fraturas podem atingir a pelve, também conhecida como bacia, o acetábulo (região curva da pelve que têm articulação com o fêmur) e o fêmur proximal (região do osso da perna que faz a articulação com a pelve). Nos três casos, são fraturas de difícil operação, sendo que as cirurgias são longas. “Além da profundidade dos ossos, há dificuldade de reconstruir a articulação. Como resultado dessa complexidade das fraturas, os pacientes podem desenvolver artrose, e pode ser necessário implantar uma prótese”, explica.

Especialidade do HUC

O HUC faz atendimento a diversos casos de pacientes que sofrem fraturas no quadril. O hospital possui estrutura e qualidade de material e de equipe adequadas para o tratamento, cirurgias e acompanhamento desses casos. Possui certificação da Sociedade Brasileira de Quadril para a formação de novos especialistas em cirurgias dessa região do corpo. Conta ainda com um ambulatório que recebe pacientes para atendimento eletivo e acompanhamento de pessoas que passaram por esses procedimentos.

Sobre o Hospital Universitário Cajuru

O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS. Está orientada pelos princípios éticos, cristãos e valores do Grupo Marista. Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), preza pelo atendimento humanizado, com destaque para procedimentos cirúrgicos, transplante renal, urgência, emergência, traumas e atendimento de retaguarda a Pronto Atendimentos e UPAs de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.

Fonte: Hospital Universitário Cajuru