De acordo com recente publicação do INCA (Instituto Nacional do Câncer), apenas para o ano de 2018, está previsto o surgimento de mais de 600 mil novos casos de câncer no Brasil. O número expressivo envolve os tipos mais frequentes da doença como câncer de próstata, mama, intestino, pulmão, estômago, colo do útero, leucemias e sistema nervoso central.

Diante das estatísticas e do medo que gira em torno da possível descoberta de um câncer em algum membro da família, o Dia Mundial de Combate ao Câncer entra como um verdadeiro suporte para o fornecimento de informações adequadas e para o incentivo de hábitos que podem diminuir a incidência da doença.

PREVENINDO O CÂNCER

Segundo a médica especialista em cancerologia cirúrgica do Hospital Uopeccan, doutora Mariana Moreira, alguns tipos de câncer são, sim, evitáveis. “Existe a prevenção primária, que é quando você evita comportamentos de risco e também existe a prevenção secundária que é quando a gente descobre a doença no começo, tendo mais chances para a cura”, introduz.

Estes comportamentos, de acordo com a médica, são variados. “Primeiro de tudo, é preciso evitar o cigarro, porque o tabagismo está relacionado a tipos de câncer em praticamente todo o corpo. Isso porque o cigarro afeta o pulmão, todo o canal por onde passa a fumaça e até a bexiga. Também é preciso evitar o etilismo, que é o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. E principalmente na nossa região, o câncer de pele não melanoma é bastante frequente. Por esta razão, sempre indicamos que as pessoas evitem a exposição frequente aos raios do sol, sempre fazendo uso de protetores solares e bloqueadores como chapéus, roupas compridas e óculos escuros”, pontua.

Práticas de atividades físicas, alimentação equilibrada e histórico familiar, segundo a dra. Mariana, também são questões importantes. “Hoje, a obesidade está diretamente ligada a alguns tipos de câncer, como estômago e fígado. Associando as atividades físicas a uma dieta saudável, é possível evitar a obesidade e as consequências dela”, indica. “Quanto ao histórico, eu sempre digo que é preciso que o paciente tenha uma lista apontando quais são os parentes que tiveram câncer e quais foram os tipos da doença. Com essa lista, nós, enquanto médicos, já conseguimos investigar certas doenças mais específicas ligadas a genética, por exemplo. Assim, a gente acompanha o paciente muito antes dele apresentar algum sinal de câncer”, finaliza.

SINAIS E SINTOMAS

Nos adultos, os sinais e sintomas do câncer são variados, mas alguns indicativos merecem atenção, tais como febres frequentes, fadiga, perda de peso sem explicação, dores que não passam, surgimento de ínguas ou caroços, alterações nas fezes e urina, sangramentos e manchas na pele. Diante da persistência de qualquer um desses sinais, é necessário buscar atendimento médico nas unidades de saúde. Caso a doença seja confirmada, haverá encaminhamento para as unidades hospitalares de referência. Hoje, por exemplo, o Hospital Uopeccan é referência para a 5ª Regional de Guarapuava, 7ª  regional de Pato Branco, 8ª regional de Francisco Beltrão, 9ª regional de Foz do Iguaçu, 10ª  regional de Cascavel, 11ª regional de Campo Mourão e 12ª regional de Umuarama, atendendo também casos específicos vindos de estados e países vizinhos.

Sobre o Hospital Uopeccan

Fundado em junho de 1991, o Hospital é fruto de dedicação e trabalho de milhares de pessoas que sonhavam com um hospital especializado em Oncologia. Referência em toda a América Latina, o Hospital Uopeccan se consolidou como uma instituição hospitalar de ensino, pesquisa e tratamento do câncer. Hoje, possui a sede em Cascavel, que é referência em cancerologia e também é credenciada para o transplante de fígado e transplante de medula óssea autólogo. Em Umuarama, a unidade filial já completou dois anos de funcionamento e, além da Oncologia, também é hospital geral para algumas especialidades.

Fonte: Assessoria de Comunicação Uopeccan