O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) em parceria com o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), lançou uma nova versão do Hemogram, aplicativo colaborativo para celular que promove e incentiva a doação de sangue.

O app disponibiliza várias informações sobre os critérios para a doação, data para a próxima coleta e ainda direciona o usuário para o site de agendamento.

Segundo o secretário de Saúde, Beto Preto, o aplicativo é importante para facilitar a doação de forma fácil e rápida.

“Precisamos criar e reinventar ferramentas para que as pessoas possam cada vez mais ajudar o próximo. Com a nova versão do aplicativo, o usuário tem nas mãos todas as informações para efetivar a doação de forma prática e rápida, além de receber notificações que lembram sobre a data agendada e o usuário pode ainda, traçar a rota até o local da doação”.

De acordo com a diretora do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza, a expectativa é aproximar e fidelizar os doadores.

“O aplicativo é um grande incentivo e contribui para o aumento das doações. importante lembrar que uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, por isso precisamos manter a rotina de doação, lembrar da importância de voltar e manter essa ação periodicamente”, disse.

A ferramenta está disponível gratuitamente para usuários do sistema Android por meio da Play store.

ESTOQUES – Com a pandemia da Covid-19, as doações de sangue tiveram uma queda de cerca de 40%, o que impacta diretamente no atendimento aos 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos do Paraná que recebem bolsas de sangue e dependem da hemorrede.

“Lembramos que mesmo com a pandemia, as outras doenças não pararam, os traumas continuam acontecendo e transfusões continuam sendo necessárias”, enfatiza a diretora.

SEGURANÇA – O Hemepar adaptou todo o fluxo de atendimento para trazer segurança na prevenção da Covid-19 na hora de doar. O agendamento é online e o atendimento é feito com oito pessoas a cada meia hora para evitar aglomerações, com utilização de álcool gel 70% e profissionais que atuam no atendimento devidamente paramentados.

VACINADO PODE DOAR – Pessoas imunizadas contra a Covid-19 podem fazer doações de sangue normalmente, desde que aguardem o período estipulado para cada tipo de vacina.
A Coranovac/ Butantan estabelece um prazo de 48 horas após a aplicação para que o cidadão possa fazer doação de sangue. A AstraZeneca/Fiocruz, a Pfizer/Comirnaty/BioNtech e a Janssen pedem o intervalo de sete dias para a doação.

Fonte: Sesa