Foi divulgado na dia 18 os nomes das empresas vencedoras do Prêmio Paranaense da Qualidade em Gestão – PPrQG Ciclo 2011, entre as quais está o Hospital Municipal de Araucária (HMA). Esta é a primeira vez que um Hospital vence este prêmio.

O PPrQG é o principal prêmio de qualidade em gestão do nosso estado e é promovido pelo IBQP – Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, e pelo Movimento Paraná Competitivo – MPC. O Prêmio tem o objetivo de reconhecer as melhores práticas adotadas nas empresas do estado, promovendo a busca da qualidade, produtividade e competitividade. Para a avaliação, são utilizados dois níveis: o II (Rumo à excelência) e o I (Compromisso com a excelência). O HMA foi uma das empresas vencedoras na segunda categoria, ao lado de empresas como: CINQ TECHNOLOGIES, MEGASULT, HOPERAÇÕES, ISAE/FGV, PELISSARI INFORMÁTICA, SANEX e SOFHAR.

Este é o 7º ciclo do prêmio, que até hoje nunca teve como participante uma empresa da área da saúde. Este ano participaram do PPrQG 38 empresas, sendo que destas, 22 foram classificadas para a visita dos avaliadores. No processo de classificação das empresas, os avaliadores analisam as práticas de gestão adotadas na organização nos aspectos: liderança, planos e estratégias, cliente, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados. Para a avaliação, foi utilizado o Modelo de Excelência em Gestão – MEG, 250 e 500 pontos, da Fundação Nacional da Qualidade.

Para Rogger André Paulino, Supervisor Administrativo do MPC, “é muito importante ter uma empresa da área da saúde participando do PPrQG, pois é uma área que o Movimento deseja sensibilizar, incentivando e motivando os hospitais a melhorarem sua qualidade de gestão e de seus serviços”. Rogger complementa que os interessados em conhecer mais sobre o Movimento Paraná Competitivo podem acessar o site do IBPQ: www.ibqp.org.br

A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá no próximo dia 28, a partir das 18h30, no auditório da FIEP, em Curitiba.