Pouco aplicado entre os hospitais públicos, o Hospital Municipal de Araucária (HMA) passou a desenvolver recentemente o gerenciamento de leitos da instituição. Conhecido por favorecer o aumento do fluxo hospitalar  em um processo que unifica enfermagem, hotelaria, manutenção e recepção, tem como objetivo a otimização do agendamento cirúrgico, a redução do tempo de espera por internação e a eficiência na utilização dos leitos hospitalares.

Segundo a coordenadora de Hotelaria do HMA, Paula Tassiana Pontes, o gerenciamento evita que os pacientes aguardem muito tempo para internação e também minimiza o canceamento de cirurgias eletivas  por falta de leitos.

Para que esse processo ocorra, o setor de gerenciamento de leitos entra em contato com o Núcleo Integrado de Saúde de Araucária e o Pronto Atendimento Infantil, verificando a possibilidade de encaminhamentos para internação no HMA. Paralelamente é realizada a verificação das altas previstas durante o dia, considerando as entradas pelo Pronto Socorro, que são imprevisíveis. Ainda para que os leitos sejam bem aproveitados, os encaminhamentos ao hospital passam por uma aprovação prévia de um médico, que analisa o quadro clínico do paciente. No caso das cirurgias eletivas, o setor de internação, com o mapa cirúrgico em mãos, solicita o leito um dia antes para o gerenciamento de leitos, que deixa o leito pré-reservado para o dia seguinte.

Como forma de liberar o leito mais rapidamente para outro paciente após a alta hospitalar, foi instituído um sistema rápido e dinâmico. Imediatamente após a alta, a equipe de higiene é acionada para realizar a higienização do quarto, que deve ocorrer em até 30 minutos. Após a conclusão desta atividade a auxiliar de higiene e limpeza finaliza a tarefa dando baixa através do sistema Tasy, liberando o leito para um novo paciente. Assim, é possível que a equipe de internamento identifique prontamente que o leito está liberado e inicie o processo para a internação de outro paciente.

O gerenciamento de leitos é mais uma das práticas adotadas pelo HMA para garantir a qualidade dos serviços prestados e reforçar sua missão em prestar assistência hospitalar segura e humanizada aos usuários.

Fonte: Assessoria do HMA