O Hospital Nossa Senhora das Graças se destaca pela humanização no atendimento e equipamentos de última geração. Neste ano, a institução se evidencia pelos bons trabalhos realizados em prol de seus pacientes e conquista três certificados de qualidade.

O Serviço de Hemoterapia do HNSG, recebeu o certificado de qualidade – nível II, pela implementação do Sistema de Boas Práticas em Hemoterapia. A certificação oferece ao paciente a garantia que os processos realizados no banco de sangue sejam seguros e confiáveis.

A instituição também manteve o certificação de qualidade nível III, de Acreditação Hospitalar pelo reconhecimento aos serviços de saúde prestados com qualidade e segurança. E a certificação Diamante, na categoria prevenção de lesões de pele, pelos cuidados prestados aos pacientes que permanecem por muito tempo acamados.

Requisitos para as certificações

A manutenção do nível III – Acreditado com Excelência – o mais elevado mérito da Organização Nacional de Acreditação (ONA), foi recebido após o HNSG, ser avaliado pelo IPASS (Instituto Paranaense de Acreditação em Serviços de Saúde). A certificação é o resultados dos serviços de saúde prestados com qualidade e segurança por meio de processos padronizados e capacitação e desenvolvimento de seus colaboradores. “O processo de qualidade reduz custos e desperdícios, aprimora a gestão e melhora a qualidade dos serviços conquistando a confiabilidade e a satisfação dos clientes”, esclarece a gerente de planejamento e qualidade do HNSG, Marcella Fernanda de Barros e Silva .

O Serviço de Hemoterapia do HNSG, comandado pelo Instituto Pasquini de Hemoterapia e Hematologia, que é Referência em Transplante de Medula Óssea, recebeu o certificado de qualidade – nível II – com o Sistema de Boas Práticas em Hemoterapia, da Associação Brasileira de Bancos de Sangue (ABBS ). O objetivo é garantir que os processos realizados sejas seguros, confiáveis e atendam aos requisitos da legislação brasileira. “Esta garantia é autenticada por um órgão formado exclusivamente por profissionais capacitados e voltado para o serviço de Hemoterapia”, ressalta o Dr. Paulo Tadeu Rodrigues de Almeida, hematologista do HNSG.

Para obter o certificado Nível II, foi necessário que as boas práticas desenvolvidas pelo banco de sangue, fossem as melhores técnicas e procedimentos para execução dos processos em hemoterapia. “Nosso compromisso com os pacientes é disponibilizar serviços e produtos de excelência”, ressalta o médico.

O HNSG também conquistou a certificação máxima, na categoria prevenção de lesões de pele – categoria Diamante, da empresa 3M Brasil. Entre os critérios avaliados para a premiação foram: cuidados e proteção da pele, protocolo para prevenção de úlcera por pressão, cuidados no preparo e na escolha de curativos, aplicação e remoção dos adesivos e o protocolo de prevenção da dermatite associada à incontinência, incluindo: a higienização, hidratação e proteção. Segundo a diretora de enfermagem do HNSG, Luciane Zanetti o programa é um incentivo as instituições que desenvolvem Práticas Assistenciais Seguras. “A certificação vem validar e valorizar o trabalho realizado pela equipe de enfermagem do HNSG”, afirma.

Fonte: Assessoria de Imprensa HNSG