25.08Pelo terceiro ano consecutivo, o Hospital Nossa Senhora das Graças de Curitiba (HNSG), juntamente com seus pacientes e colaboradores, chamam atenção à uma causa social por meio de um vídeo na internet. Neste ano, o tema escolhido para o novo vídeo foi a doação de sangue e plaquetas, essencial para o tratamento de muitos pacientes em todos os hospitais.

Intitulado “Vem Doar”, o novo vídeo, mostra o universo que fica escondido por trás de uma doação de sangue, com a presença de pacientes que precisaram da doação para seu tratamento de saúde.

O objetivo do vídeo é valorizar os doadores de sangue e encorajar novas pessoas a praticar este ato do bem, tão necessário a pacientes em reabilitação. “Por meio da internet conseguimos transmitir a causa a um número maior de pessoas, portanto, quanto mais longe o vídeo chegar, mais pacientes ajudamos”, completa Dr. Luiz Sallim Emed, Diretor Técnico Médico do HNSG.

Sobre a doação de sangue

No HNSG, em média 400 bolsas de sangue e 800 de plaquetas são utilizadas todos os meses por seus pacientes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), somente 2% da população brasileira possui o hábito de doar sangue. “A reposição de sangue é fundamental nos bancos de sangue, todos devem criar a rotina de doar, não somente quando é realizada uma campanha ou quando é solicitado”, explica o Dr. Paulo Tadeu Almeida, responsável pelo Banco de Sangue do HNSG.

Não existem substâncias que substituam de forma eficiente o sangue, a única fonte desse elemento tão nobre são mesmo os doadores. “Ao contrário do que muitos pensam, a doação não prejudica a saúde do doador, não torna obrigatória a doação regular, não afina e nem engrossa o sangue, não enfraquece o doador e nem há riscos de contaminação”, ressalta o médico.

Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 67 anos de idade, pesar mais que 50 quilos, estar em bom estado de saúde e não estar grávida ou com suspeita de gravidez, nem ter feito cirurgias nos últimos meses.

Para homens é preciso dar um intervalo entre as doações de dois meses, com frequência máxima de 4 doações ao ano. Para mulheres o intervalo é de 3 meses, com frequência máxima de 3 doações ao ano.

MAIS SOBRE O VÍDEO

Com duração de 4 minutos, a história do vídeo inicia com a chegada de um doador, que é recebido com festa por toda a equipe do HNSG. Após a doação, o sangue é representado por crianças que correm para os quartos ao encontro de pacientes.

Participaram das gravações, mais de 150 pessoas, entre médicos, colaboradores, doadores de sangue e voluntários. A atriz Regina Vogue e a atriz mirim Jesuela Moro, também aderiram a causa e fizeram uma participação especial nas gravações.

A música “Vem Doar” foi composta voluntariamente pela cantora Emanuele Strapasson e gravada no Nico’s Studio, sob produção do músico curitibano Tiago de Sá Jorge. O vídeo pode ser visto no canal do youtube do HNSG: hospitalnossasenhora https://www.youtube.com/watch?v=yDKdn2l_TJ8

Serviço: O Banco de sangue do Hospital Nossa Senhora das Graças atende de segunda a sexta das 8h às 18h e aos sábado das 8h às 12h