O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) recebeu, durante o Fórum Healthcare Business, que ocorreu no último final de semana, em Guarujá (SP), o Prêmio de Excelência 2019 na categoria investimento, devido a implantação no hospital da tecnologia correio pneumático.

A premiação visou homenagear instituições de saúde que obtiveram alta performance em diversas vertentes de gestão, totalizando 13 categorias com três ganhadores em cada. “O investimento em tecnologia é um dos pilares do HNSG, que está sempre focado na qualidade e segurança assistencial. A premiação foi muito importante, pois é um reconhecimento pelo trabalho de várias equipes do hospital que se dedicaram nesse projeto, como engenharia, farmácia, tecnologia da informação, sob a coordenação da diretoria administrativa, que alinhou todo o trabalho”, diz o diretor executivo do HNSG, Flaviano Feu Ventorim.

Em funcionamento há dois anos no HNSG, o correio pneumático é um sistema de distribuição a vácuo, instalado em todo o hospital, para transporte de medicamentos e materiais via tubos, por meio de cápsulas. A tecnologia, gerenciada por um software, torna a distribuição mais rápida e prática, agregando valor especialmente para medicações em que o paciente necessita com urgência.

Como a tecnologia funciona

Por meio de uma estação de envio, os colaboradores da Farmácia Hospitalar colocam os medicamentos prescritos para os pacientes em uma cápsula especial, que possui capacidade de 3 a 5 kg. Essa cápsula, devido a um sistema de codificações já identifica para qual estação de recebimento deve levar o medicamento, andares de internação, UTIs, Centro Cirúrgico ou pronto-atendimento. 

Após inseridas na tubulação, as cápsulas são impulsionadas por ar comprimido em uma velocidade de até 10 metros por segundo, chegando ao destino em no máximo dois minutos. A cápsula viaja com velocidade controlada e um colchão de ar freia pneumaticamente a chegada na estação de recebimento, garantindo a integridade do item transportado. Com o sistema de supervisão, é possível acompanhar o funcionamento e todos os envios em tempo real por meio de um monitor.

Além das entregas e devoluções de materiais e medicamentos, outros itens podem ser enviados por meio das cápsulas, como amostras de laboratório, quimioterapias e documentos entre as áreas. A velocidade da entrega traz grandes melhorias na rotina da equipe da assistência, além disso, a tecnologia permite que os medicamentos sejam enviados de formas fracionadas, no horário próximo da administração ao paciente, evitando desperdícios caso tenha alteração na prescrição.

Fonte: Hospital Nossa Senhora das Graças