Conforme noticiado pelos órgãos de imprensa, a Hoesp foi comunicada, no dia 19 de novembro de 2021, pela Secretaria Estadual de Saúde, que deveria reduzir para oito o número de leitos de UTI Covid-19. Hoje, vinte e quatro leitos são mantidos na instituição.

Administrativamente, a Hoesp recebeu o aconselhamento para paralisar os atendimentos Covid-19 e fechar totalmente a unidade de atendimento, devido ao quantitativo de oito leitos que tornariam inviável a manutenção frente à redução de receita. Porém, mesmo com um custo elevado e com menor capacidade de atendimento que, desta forma, não permite a diluição desses custos pela escala, a decisão tomada foi de continuar atendendo na unidade com oito leitos, mesmo com maior prejuízo.

Isto foi possível graças ao apoio de entidades da sociedade organizada e de representantes políticos em todas as esferas, que prontamente ofereceram auxílio com ações, a fim de ajudar a cobrir maiores prejuízos que a unidade venha apresentar com a manutenção do serviço com menor capacidade de leitos. Nesse sentido, o Conselho Administrativo da instituição deliberou pela continuidade da Ala Covid com oito leitos de UTI e, enquanto isso, aguarda as definições da Sesa para o período que se iniciará a partir de janeiro de 2022.

A Hoesp vem a público agradecer a todos, indistintamente, pelo apoio e o carinho que tem recebido sempre. Não apenas durante a pandemia, mas ao longo de décadas em que a instituição enfrentou altos e baixos, dificuldades que muitas vezes pareciam intransponíveis. Os desafios vêm sendo vencidos e a história do hospital continua sendo construída com o reconhecimento de excelência no atendimento a toda a população na área de abrangência da 20ª Regional da Saúde, realizando o seu propósito de salvar vidas e dar esperança às pessoas.

Agradecemos o apoio da população e que Deus nos ilumine, pois nossos objetivos vão muito além. Em breve, estaremos iniciando uma nova etapa da história da Hoesp, com a construção das novas e amplas instalações, não só no sentido físico, mas também na assistência de alta complexidade, sempre buscando oferecer maior qualidade no atendimento a toda região, região essa que vem crescendo em termos de pujança econômica e qualidade de vida.

Diretoria Hoesp

Fonte: HOESP/Hospital Bom Jesus