“Hoje é um marco histórico para a cooperativa e para a rede prestadora”. Com essas palavras o diretor-presidente da Unimed Curitiba, Rached Hajar Traya, deu início à solenidade em reconhecimento aos hospitais certificados pelo Programa Segurança em Alta, de acordo com as diretrizes de avaliação versão 01/2018. O evento aconteceu no dia 19/08, segunda-feira, e reuniu 26 pessoas na sede administrativa da Unimed Curitiba no Tarumã.

“A Unimed Curitiba tem o privilégio de contar com vários hospitais interessados em participar desse projeto federativo e hoje estamos aqui para reconhecer os pioneiros do Segurança em Alta pelos primeiros resultados desse programa, que eu acredito que vai se transformar em uma premissa do Sistema Unimed para que nós possamos ter uma rede absolutamente qualificada para prestar atendimento aos nossos clientes”, afirmou. E aproveitou para agradecer os hospitais por serem “as casas que acolhem” os médicos cooperados e, com isso, permitem que a Unimed Curitiba tenha uma operação completa de ponta a ponta.

Em parceria com a Federação Unimed do Estado do Paraná, o Programa Segurança em Alta foi implantado em alguns hospitais da rede credenciada da Unimed Curitiba com o intuito de auxiliá-los na busca pelo aprimoramento contínuo dos processos de qualidade e na estruturação de um modelo de gestão voltado para a segurança e para o conforto dos pacientes. Atualmente, fazem parte do programa o Hospital Nossa Senhora das Graças, Hospital Pilar, Hospital e Maternidade Santa Brígida, Hospital XV, Hospital Sugisawa, Hospital da Cruz Vermelha, Hospital Erasto Gaertner, Hospital Novaclinica, Hospital de Olhos, Hospital Menino Deus, Hospital Vita Batel e Hospital Vita Curitiba. Nesta etapa, foram certificados os seguintes prestadores:

  • Hospital Cruz Vermelha – Selo Ouro
  • Hospital Erasto Gaertner – Selo Ouro
  • Hospital Nossa Senhora das Graças – Selo Ouro
  • Hospital Pilar – Selo Ouro
  • Hospital Sugisawa – Selo Ouro
  • Maternidade Santa Brígida – Selo Bronze

“A qualidade e a segurança talvez sejam hoje o ápice do nosso trabalho e a proposta da metodologia implantada com o Segurança em Alta trouxe um ganho significativo como fator de crescimento aos hospitais”, afirmou o diretor executivo do Hospital Pilar, Rodrigo Milano, e vice-presidente da Fehospar (Federação dos Hospitais do Paraná).

Atualmente, 14 singulares e 49 prestadores participam no Estado. Para o atual diretor de Mercado e Comunicação da Federação Unimed PR e ex-presidente da Unimed Curitiba, Alexandre Gustavo Bley, o Segurança em Alta demonstra a capacidade que o Sistema Unimed tem de estabelecer parcerias que geram ganhos tanto para hospitais quanto para as Unimeds. “E isso é sentido diretamente pelos nossos beneficiários, que são as pessoas mais importantes dessa cadeia. Para nós, é motivo de grande orgulho estarmos aqui, porque esse resultado demonstra o comprometimento dos prestadores participantes”, disse.

Antes de convidar os presentes a receberem a certificação, Joseane Canestraro, gerente da área de operações da cooperativa, disse que esse foi o primeiro passo nessa construção conjunta e articulada de melhorias, que resultam em boas práticas hospitalares e segurança para os pacientes. “Nosso objetivo é que essa parceria possa fortalecer a cultura de segurança hospitalar com foco nos pacientes, um dos requisitos essenciais para melhorar a qualidade dos cuidados assistenciais”, completou.

Fonte: Unimed Curitiba