O novo secretário municipal de Saúde de Curitiba, João Carlos Baracho, recebeu na manhã desta quarta-feira, 04, o presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa), Flaviano Feu Ventorim, e representantes dos hospitais de Curitiba. Baracho informou que os recursos devidos ao Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, Hospital Universitário Cajuru, Erasto Gaertner, Santa Casa de Curitiba, Cruz Vermelha, Mater Dei, Pequeno Príncipe e São Vicente referentes aos serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS) no mês de novembro serão pagos até segunda-feira, 9.

O secretário informou ainda que os recursos estavam disponíveis no dia 23 de dezembro de 2016, mas não foram usados para pagar os hospitais. A nova gestão pretende honrar o compromisso assumido pela Prefeitura Municipal junto ao Ministério Público Estadual de efetuar os próximos pagamentos em até cinco dias úteis a partir do recebimento dos valores do Ministério da Saúde.

Para o presidente da Femipa, a possibilidade do diálogo com a secretaria municipal deve contribuir para a busca de soluções para a rede hospitalar da capital. “Precisamos estabelecer uma relação de confiança e baseada em critérios técnicos para dar um novo rumo à Saúde de Curitiba”, afirmou.

O secretário municipal garantiu que o objetivo a partir de agora é premiar a excelência. A partir deste primeiro encontro foi estabelecido um Conselho de Gestores dos Hospitais de Curitiba para a discussão de temas como regulação, vigilância sanitária, contratualização, subfinanciamento, políticas de investimento e linhas de atendimentos. “Já estamos em negociação com o Ministério da Saúde para rever o teto dos atendimentos de média e alta complexidade, que nos últimos quatro anos sofreu uma redução de 20 milhões de reais”, afirmou Baracho.

O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, que também participou da reunião, afirmou que o governo estadual está comprometido em apoiar a gestão municipal. “Na semana que vem a rede hospitalar de Curitiba irá receber novos recursos”, garantiu.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Femipa