A Federação das Santas Casas de Misericórdia e dos Hospitais Beneficentes do Paraná (FEMIPA) voltou a ter relatos de lotação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de Curitiba devido ao aumento de casos da Covid-19. Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, que faz o monitoramento da doença, a média móvel de casos subiu quase 34% em 20 dias. No último dia 30 de abril, a média era 554 novos casos, enquanto que neste 20 de maio estava em 741 novos infectados.

Até a tarde desta quinta-feira (20), a capital está com a ocupação dos 525 leitos de UTI leitos em 95%. O levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) aponta que quatro hospitais que atendem pacientes do Sistema Único de Saúde, estão com a capacidade de UTI em 100%, são eles: Hospital São Vicente Centro, Hospital Evangélico, Hospital do Trabalhador e Hospital de Reabilitação. O Hospital de Clínicas está com 90% da capacidade ocupada e o Hospital Santa Casa com 94%.

O presidente da Femipa, Flaviano Ventorim, cita que a situação é semelhante nos hospitais particulares.

Ventorim atribui o aumento aos reflexos do Feriado do Dia do Trabalhador e do Dia das Mães.

O presidente da Femipa cita que as unidades hospitalares estão com receio de, novamente, ficar sem medicamentos anestésicos utilizados no chamado kit entubação.

Flaviano Ventorim teme pela proximidade do feriado de Corpus Christi, no dia 3 de junho, e alerta para que as pessoas não diminuam os cuidados.

Fonte: Francielly Azevedo - CBN Curitiba