Diversos representantes de instituições de Saúde sem fins lucrativos do Paraná estiveram em Brasília (DF) ontem, 08 de dezembro, para participar de ato liderado pela Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) para cobrar o governo federal sobre o repasse emergencial de R$ 2 bilhões a Santas Casas e hospitais filantrópicos – PL 1.417/2021. No fim de maio, o presidente Jair Bolsonaro prometeu editar uma Medida Provisória para liberar o recurso, que até agora segue sem avanço. Sem esse encaminhamento, as instituições alertam que não vão conseguir realizar o pagamento do 13° salário dos funcionários e continuar as atividades.

“Durante a pandemia, os hospitais filantrópicos e santas casas realizaram inúmeros investimentos para dar conta da demanda de atendimento. Agora, o projeto é fundamental para a manutenção dos hospitais, para que consigam dar conta da demanda represada de atendimento eletivo e cobrir altos custos que chegarão em breve, como o pagamento do 13º salário de seus funcionários. Precisamos desse recurso para que consigamos manter nossas portas abertas, evitando que o sistema de saúde brasileiro entre em colapso”, declara o presidente da Femipa, Flaviano Feu Ventorim.

Prevista na programação do dia em Brasília, a CMB organizou uma caravana com os representantes das instituições filantrópicas de Saúde, que foi acompanhada pelos presidentes da CNSaúde e FBH e pelos deputados federais Antônio Brito e Pedro Westphalen, para reunião com o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira. Na ocasião, o grupo entregou a Nogueira um ofício que reforça o pleito da CMB, o pedido para que o PL 1.417/2021 seja colocado em pauta e a necessidade de que os recursos cheguem ainda em 2021 para as instituições.

Fonte: Femipa, com informações da CMB