A Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná promoveu nesta terça-feira, 5, audiência pública para debater as dificuldades operacionais nos hospitais e santas casas e a liberação de emendas parlamentares. É a primeira vez na história da Assembleia que um volume significativo de recursos de emendas serão aprovados para os filantrópicos.  

O secretário informou aos presentes que foram definidos dois grupos de emendas parlamentares. O primeiro deles vai destinar R$ 500 mil por deputado, recursos esses que poderão ser destinados à aquisição de máquinas e equipamentos. De acordo com Caputo Neto, aparelhos que têm escala de quantitade serão adquiridos via secretaria, com os usados para radiografias. A expectativa, segundo ele, é que ainda em junho sejam iniciados os processos de compra. O outro grupo de emendas, de valores que estiverem fora dos destinados à equipamentos, serão liberados conforme a execução do orçamento de 2012.   

Caputo Neto lembrou que a atual gestão estadual tem trabalhado para implantar melhorias na Saúde de maneira efetiva com a criação de programas como HOSPSUS, APSUS e a Rede Mãe Paranaense. Ele lembrou ainda que o líder do governo na Assembleia, Ademar Traiano, já se comprometeu em repassar para a Saúde cerca de R$ 30 milhões que devem ser economizados pela casa este ano. “Se esse dinheiro vier, ele será usado preferencialmente com os parceiros filantrópicos”, garantiu o secretário.

Na avaliação do presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado (Femipa), Maçazumi Furtado Niwa, o atual cenário é o mais favorável para o setor em muitos anos. “Hoje temos uma secretaria estadual que pensa nos hospitais filantrópicos como parceiros. Além disso, as emendas antes não se concretizavam e temos agora a expectativa de que isso aconteça de fato. Pela primeira vez a Saúde está sendo tratada dentro da Assembleia como uma prioridade efetiva e não política”, afirmou.

A reunião foi coordenada pelo deputado Dr. Batista, presidente da Comissão de Saúde, e contou também com a participação dos deputados Professor Lemos, Adelino Ribeiro, Mara Lima, Jonas Guimarães, Nelson Luersen, Nereu Moura, Pedro Lupion e Marcelo Rangel, além de representantes dos hospitais filantrópicos e santas casas e membros da diretoria da Femipa. 

Emendas Parlamentares
Relação Emendas orçamento 2012

Fonte: Assessoria de Imprensa Femipa