A Federação Brasileira de Hospitais está preparando um projeto para diminuir a carga tributária do setor da saúde no país. A informação é do presidente da entidade, Aramicy Pinto, justificando que o trabalho está sendo feito com base nos benefícios concedidos nesse sentido pelo governo federal a outros setores públicos.

“A saúde ainda não foi contemplada com redução de imposto e nós, com esse projeto, estamos mostrando o que se pode melhorar se diminuir a tributação na saúde, que é maior do que a tributação financeira.” – afirma.

Ele explica que a saúde no Brasil é muito onerada e a carga tributária a quem presta o serviço chega a 28 %.

Aramicy enfatiza que essa a elevada carga tributária incide em todas as áreas da saúde, destacando folha de pagamento e equipamentos.

Acrescenta que o trabalho da Federação encontra-se na fase de proposta final que vai ser entregue ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para que avalie e depois de aprovado leve para a presidente Dilma Rousseff.

Dificuldades

O médico diz ainda que a saúde no Brasil continua com sérias dificuldades, porque os recursos destinados ao setor, pelo governo federal, são sempre inferiores às necessidades. Ele informa que o projeto que está sendo feito para reduzir a carga tributária não tem sugestão de quanto deve ser retirado, mas defende que seja o maior percentual possível.

Ele observa que as importações de materiais da saúde têm grande carga tributária que precisa ser reduzida para que o setor possa ter condição de operar. Ainda com relação às importações, Aramicy Pinto disse que o governo deve incentivar as indústrias brasileiras a produzirem com preços menores, a fim de evitar a importação de produtos e equipamentos.

Fonte: FBH