O grego Hipócrates, considerado o pai da Medicina, já dizia: “primeiro não causar dano”. E é para cuidar do meio ambiente que o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) adotou uma forma sustentável para destinação correta dos uniformes desgastados.

Após alguns dias de procura, o HMCC encontrou uma empresa com o princípio de criar um ciclo de reaproveitamento dos uniformes evitando o descarte indevido. A JF fibras, de Suzano (SP), é a instituição que vai receber os 440 quilos de tecidos do Costa Cavalcanti, destruí-los, e então transformar em desfibrado têxtil, que é a matéria-prima de novos produtos, como o revestimento acústico de automóveis, bichos de pelúcia e estofados.

“Estamos felizes em dar esse passo. O descarte correto desses resíduos é uma forma de contribuir com o meio ambiente. Muitas instituições, por falta de conhecimento, acabam descartando sem um tratamento adequado, ou não buscam alternativas ambientalmente corretas”, explica o coordenador do Comitê de Sustentabilidade Ambiental do HMCC, Jorge Daniel.

O Comitê de Sustentabilidade e o Recursos Humanos realizaram uma série de etapas antes do envio, que vai desde a lavagem do material, até a retirada dos logotipos e aviamentos.“Os botões e zíperes serão doados para alguma instituição que realiza trabalhos voluntários de corte e costura com a comunidade, pontua a Assistente Administrativo do RH, Adriana Smaniotto.

Para o meio ambiente os benefícios da destinação correta dos resíduos são inúmeros, já que o descarte sempre é feito de maneira menos impactante à natureza. A iniciativa do HMCC pode servir como exemplo de sustentabilidade para outras instituições, estimulando comportamentos voltados às práticas de reaproveitamento.

Fonte: Hospital Costa Cavalcanti