O Hospital Angelina Caron (HAC), em Campina Grande do Sul, foi mais uma vez contemplado com o Selo SESI ODS, como reconhecimento às práticas em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e seu papel como articulador no crescimento sustentável do Paraná.

Segundo André Vieira Ramos, gerente de Investimento Social do HAC, os indicadores da ODS cada vez mais se relacionam com o propósito do hospital, o movimento de ESG (ambiental, social e governança) e a chamada Filantropia de Performance. “Receber este selo é importante pois valida a nossa missão de diminuir o gap entre saúde pública e privada com inovação, tecnologia e gestão, levando o melhor da saúde ao paciente que mais necessita. Para alcançar as metas ODS, são necessárias ações e colaboração de todos os setores. O HAC está comprometido a manter o protagonismo na área da saúde, estando sempre ao lado de quem mais precisa”, ressalta.

Reconhecido pelo selo, o projeto do HAC voltado a pacientes idosos vem sendo desenvolvido há um ano pela médica cardiologista Flora Melek e pela farmacêutica Karina Krasinski. Elas conduzem atendimentos a pessoas com mais de 60 anos no Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) do hospital. Os atendimentos são feitos todas as sextas-feiras pela manhã.

“Com o crescente aumento de idosos no Brasil, é preciso ampliar o acesso à informação sobre os cuidados com a saúde para a melhora na qualidade de vida. O atendimento abrange vários aspectos de cuidado que esses pacientes necessitam, mostrando como é possível facilitar a vida do idoso e aumentar a qualidade de vida com ações simples. Temos boa repercussão no público-alvo, para um melhor controle clínico e compromisso do doente com seu tratamento. Também contamos com apoio dos médicos residentes”, conta Karina.

As dúvidas mais frequentes dos pacientes são sobre seus tratamentos. “Eles nos perguntam muito sobre a duração e a função dos medicamentos. Com a atenção farmacêutica realizada pela Karina, podemos sanar as dificuldades na aderência ao uso das medicações. Também fazemos orientações diretas aos pacientes e familiares quanto às receitas médicas prescritas, além de reuniões mensais para inserir na família a necessidade do cuidado específico nesta fase mais complexa da vida”, detalha Flora.

Ações concretas de ESG

Além disso, o Hospital Angelina Caron incentiva a pesquisa e o desenvolvimento em saúde com seu Departamento de Ensino e Pesquisa, que participa de estudos internacionais, e vem realizando há um ano um programa de capacitação de lideranças, voltado à governança corporativa. Os investimentos em ESG também são constantes, com expansão das ações de sustentabilidade – como a destinação de 90% dos resíduos gerados pelo hospital para a reciclagem e a preservação da área de manancial da Represa do Iraí, que abastece Curitiba e região. O HAC também possuiu o selo Green Kitchen, relacionado com o uso de práticas sustentáveis e busca constante da melhoria na alimentação. A certificação foi obtida após uma avaliação padrão com 49 questões relacionadas à alimentação saudável, sustentabilidade e ambientação natural, e foi aplicada pelo Serviço de Nutrição Dietética (SND).

Sobre o Hospital Angelina Caron

Hospital Angelina Caron tem como missão atender plenamente os seus mais diversos públicos, de forma igualitária, humanizada e integral. Localizada ao lado de Curitiba, em Campina Grande do Sul, a instituição é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do Brasil. Tem como pilares os mais rigorosos princípios éticos e o compromisso social, além de 39 anos de tradição para oferecer a melhor promoção em saúde e possibilitar a retomada da qualidade de vida. O HAC realiza mais de 400 mil atendimentos por ano em pacientes de todo o país, incluindo particulares e por convênios, sendo um dos maiores parceiros do SUS no Estado. Com investimentos frequentes em tecnologia e equipamentos de última geração, o hospital atua em todas as vertentes da medicina, conta com Serviço de Transplantes de Órgãos reconhecido internacionalmente e é um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa.

Fonte: Hospital Angelina Caron