O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) recebeu no último dia 3, a visita de dois representantes da Comissão Estadual de Residência Médica (Cerem/PR). Os avaliadores estiveram na instituição para verificar a possibilidade de ampliação das vagas de residência médica. O pedido foi feito pelo hospital e homologado no último dia 23 pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) para a abertura da formação de novos médicos com três vagas para Medicina Intensiva, e o aumento de duas vagas para Ginecologia e Obstetrícia.

Portanto, o HMCC passa de 22, para 27 vagas de residência médica. Segundo o diretor superintendente do HMCC, Fernando Cossa, a ideia da ampliação está relacionada à referência da instituição e ao projeto de ampliação da estrutura. “Com a ampliação futura do hospital, identificamos a necessidade de mais profissionais para determinadas áreas. Queremos capacitar esses residentes, e nossa intenção é que eles permaneçam depois na cidade e na instituição”, comentou Fernando.

Para o Dr. André Pereira Westphalen, um dos avaliadores, o HMCC tem uma excelente estrutura para a formação de novos médicos especialistas nas áreas solicitadas. Segundo ele, instituições que se preocupam em abrir espaço aos residentes médios são as mais bem preparadas. “Além de vincular novos profissionais, o hospital cresce com ensino e aprendizagem de antigos e novos profissionais, melhorando o serviço cada vez mais”, contou.

Para o diretor técnico do HMCC, Dr. Rodrigo Romanini, a equipe avaliadora foi extremamente exigente, mas elogiou bastante a instituição. Isso é fruto do esforço e dedicação dos nossos excelentes profissionais do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) e da Comissão de Residência Médica (COREME HMCC). “Ficamos felizes por sermos credenciados para os novos programas de residência e poder oferecer a sociedade de Foz do Iguaçu e Região a formação de novos médicos especialistas”, finalizou o diretor.

Fonte: Hospital Ministro Costa Cavalcanti