Em maio de 2021, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) comemorou mais uma conquista: a conclusão do projeto Stewardship. A atividade se tratava de uma avaliação Nacional dos Programas de Gerenciamento do Uso de Antimicrobianos em Unidade de Terapia Intensiva Adulto dos Hospitais Brasileiros. O objetivo da iniciativa era identificar oportunidades de melhoria e buscar estratégias a fim de promover a implementação desses programas em todos os hospitais do país.

O projeto iniciou em março de 2020, e o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) foi um dos quatro hospitais do Brasil escolhidos, para participar do programa, e que mesmo em meio a pandemia o conquistou resultados expressivos. “Parabéns para todos os envolvidos, nós não tínhamos expectativas neste ano, em função da pandemia, e o Costa Cavalcanti foi um hospital que apresentou muitas melhorias”, pontuou Marinei Ricieri, farmacêutica do Hospital Pequeno Príncipe.

Segundo a gerente da Divisão de Farmácia do HMCC, Criskelly Silva, o centro hospitalar alcançou muitos resultados positivos. “Iniciamos o projeto com duas unidades de terapia intensiva: a UTI Geral e a Neonatal, que possuem um alto uso de antimicrobiano, porém o projeto se estendeu a todas as unidades que contam com a farmácia clínica”, disse.

Ela lembrou ainda que o uso de antimicrobianos (antibióticos) é um assunto de constante preocupação e estudos entre os profissionais de saúde, pois envolve questões como resistência bacteriana e indicações inapropriadas, que podem resultar em grandes riscos para a saúde dos pacientes.

Para o médico Fabio Motta: “Os resultados mostraram a maturidade que vocês desenvolveram neste período, principalmente pela interface de comunicação entre a farmácia clínica, laboratório e serviço de controle de infecção”, frisou o infectologista do Hospital Pequeno Príncipe.

Números

Ao longo dos 12 meses, 444 intervenções foram realizadas e aceitas e pela equipe médica, resultado de toda uma interação, comunicação e confiança entre as equipes, a aceitabilidade do médico prescritor foi de 92%. “Isso significa muito para nós. Realizarmos uma avaliação, apresentarmos resultados, e termos o médico ao nosso lado, e todos pensando no cuidado centrado ao paciente é incrível”, disse a farmacêutica Luciana Benzoni.

Outra conquista importante foi a realização da análise crítica da prescrição de antimicrobianos. “O processo de educação e aprendizagem é constante, o projeto nos proporcionou maior conhecimento, propriedade em discutir o plano terapêutico, agora nossa expectativa é realizar um plano de continuidade aos demais setores do HMCC”, enfatizou Fernanda Rech, farmacêutica.

O diretor assistencial do hospital, Sandro Scarpetta, agradeceu a equipe. “Quero parabenizar todos pelo resultado obtido, sempre temos oportunidades de melhorias, mas diante de tantos desafios que viemos enfrentando, alcançar esses resultados nos enchem de orgulho”, disse o diretor que continuou: “Nossas práticas de farmácia clínica foram aprimoradas, tivemos a oportunidade de verificar resultados exitosos além de reforçar nosso nível de maturidade nos processos de qualidade e segurança assistencial, fruto de muito trabalho e dedicação das áreas assistência à e de apoio”, finalizou Sandro.

Fonte: Hospital Ministro Costa Cavalcanti