A primeira unidade de cuidados paliativos de Foz do Iguaçu com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particulares comemora um ano de trabalho. O espaço foi criado pelo Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) e construído pelo centro hospitalar, referência no município em tratamento de câncer.

A Unidade Intra-Hospitalar de Cuidados Paliativos “Hope” tem como objetivo promover a qualidade de vida do paciente e de seus familiares, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce de situações possíveis de serem tratadas, da avaliação cuidadosa e minuciosa e do tratamento do paciente como um todo.

O significado da palavra “HOPE” vai além da simples tradução “Esperança” em inglês. A sigla corresponde à Hospital Palliative Experts (HOPE), com o olhar na esperança pela vida com dignidade e respeito em sua fase final.

O serviço vem para complementar o atendimento já realizado no ambulatório dos pacientes da oncologia há quatro anos. Ambos – ambulatorial e intra-hospitalar – têm o foco de oferecer conforto para quando existe uma doença ameaçadora da vida ou que não tem mais chance de cura. Tratar a pessoa por completo, nos componentes físico, social, emocional e espiritual, mantendo a terapêutica dirigida à doença. “Oferecemos suporte para ajudar os pacientes a viverem tão ativamente quanto possível até a morte, ajudando a família a lidar com a doença de seu ente querido, assim como no seu luto”, explicou o diretor técnico do HMCC, Dr. Rodrigo Romanini.

Com uma decoração humanizada, a Unidade Hope é destinada para acolhimento das famílias para Comunicação de más notícias, para elaboração de Diretivas Antecipadas de Vida (DAV) e contará com leitos exclusivos para pacientes elegíveis à Cuidados Paliativos, com um local para os últimos momentos de vida junto aos familiares com respeito à dignidade e espiritualidade do paciente.

Além da criação do novo setor, cerca de 800 profissionais do HMCC, passaram por treinamentos sobre os Cuidados Paliativos e o funcionamento do Programa, e em breve a equipe iniciará o projeto “Holpinho”, agora voltado para as crianças.
A equipe Ambulatorial e Intra-Hospitalar é composta pelas especialidades médica, de enfermagem, assistência social e psicologia, e trabalha com uma abordagem interdisciplinar. Questões éticas, religiosas e a garantia à informação sobre a doença e sobre o processo de cuidado do paciente respeitando sua autonomia e vontades, são ações importantíssimas no trabalho.

“Nosso hospital tem buscado oferecer um atendimento cada vez mais humano. Com um olhar amoroso e personalizado, o Hope trabalha com uma metodologia surpreendente, e se dedica a oferecer um atendimento que proporcione mais conforto aos nossos pacientes. O cuidado é oferecido ao paciente e seus familiares a partir do momento da identificação de não proposta curativa da doença de base. É o cuidado humanizado que nosso hospital tanto preza, totalmente alinhado à nossa missão institucional de promover a saúde e cuidar das pessoas, valorizando e salvando vidas”, frisou o diretor superintendente do HMCC, Fernando Cossa.

A personalização da unidade faz parte de um trabalho que foi viabilizada por meio da doação da Agropecuária Cataratas (Grupo Sarabia). “Somos gratos ao Grupo Sarabia, ações de solidariedade nos incentivam a continuar prestando um serviço humano e de qualidade e fazem toda a diferença para os pacientes atendidos em nossa instituição”, completou o diretor técnico do hospital, Dr. Rodrigo Romanini.

Hospital Costa Cavalcanti – a instituição é referência para a Oncologia na 9ª regional de saúde – Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Serranópolis do Iguaçu – e realiza em média 5.300 consultas/procedimentos mensais, 82% são de Foz do Iguaçu, e 18% de outros municípios. Dos 1715 internamentos realizados em 2019, 85% eram residentes em Foz do Iguaçu e 15% de outros municípios.

Fonte: Hospital Ministro Costa Cavalcanti