A advogada Mariana Favoreto Thiele é a nova superintendente da Fundação de Saúde Itaiguapy (FSI), administradora do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC). Ela tomou posse às 9h desta terça-feira, dia 02 de maio, em uma cerimônia realizada na sala de estudos do centro hospitalar, na presença do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Dr. Enio Verri, de colegas, amigos e familiares. No mesmo ato, tomaram posse a diretora técnica da Fundação, Dra Lorete Follador Roeder, e os novos membros dos conselhos de curadores e fiscal. Sidney Franco permanece no cargo de diretor administrativo-financeiro.

“Assumo com a responsabilidade de manter a excelência do hospital. Agradeço ao Dr. Enio pela confiança e interesse em manter o HMCC como referência para a região”, destacou a superintendente. Ela é a primeira mulher a assumir o posto na instituição, assim como Dra Lorete. “Desejo sucesso às novas diretoras e contem comigo no que vocês precisarem. Vamos trabalhar juntos”, falou o DGB, Dr. Enio Verri. A Binacional é instituidora da Fundação de Saúde Itaiguapy.

Na cerimônia, Dra Mariana lembrou que o HMCC é reconhecido em cada esquina, e fez questão de cumprimentar cada um dos gerentes, colaboradores e médicos do corpo clínico do complexo hospitalar presentes. “Um hospital não se sustenta apenas pelos seus dirigentes, mas por toda equipe que trabalha incansavelmente. Fico feliz em contar com vocês e vamos seguir trabalhando juntos, pela missão da Fundação”, falou.

Além da nova diretoria, tomaram posse os novos membros dos conselhos curador e fiscal da Fundação. A nova presidente do Conselho Curador, Teresa Raquel Angheben, relembrou os grandes desafios enfrentados pelo último conselho, como a pandemia e o Plano Diretor de Obras. “Temos o objetivo de alcançar patamares maiores e daremos o melhor de nós para que o HMCC continue sendo destaque”, pontuou. Já Michele Rotter de Oliveira de Sá, presidente do Conselho Fiscal, disse ser um privilégio compor a equipe. “Nós vemos os resultados da nossa contribuição, na busca pela sustentabilidade financeira, e isto é gratificante”, explicou.

Os membros dos conselhos curador, fiscal e diretor assumem para o triênio 2023-2026.

Currículo das novas diretoras

Dra Mariana é advogada, natural de Londrina, no Paraná. Graduada pela Faculdade de Direito de Curitiba em 2002, e pós-graduada em direito administrativo pelo Instituto Romeu Felipe Bacellar. Possui formação em Educação Executiva pela Advanced Management Program (AMP) Esade Business School (Espanha-2014) e MBA em Gestão de Previdência Complementar (FIA/Uniabrapp-2018). É também certificada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (ANBIMA-CPA 20) e Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS – ênfase em administração e em investimentos). Ingressou na Itaipu em 2002 e atuou por 16 anos na Diretoria Jurídica, até 2018, nas funções de superintendente e gerente de licitações e contratos. Exerceu de 2018 a 2019 a função de Diretora Superintendente da Fundação Itaipu – Brasil de Previdência e Assistência Social (Fibra), e de 2019 a março de 2023 foi nomeada como Diretora Jurídica da Itaipu Binacional.

Dra Lorete Follador Roeder é graduada pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Tem especialização em Clínica Médica pela Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, e especialista em Emergências Médicas. Por dois anos esteve responsável pelo Pronto Atendimento do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, onde auxiliou na implantação e monitoramento dos protocolos e do time de resposta rápida. De 2008 a 2020 foi docente na Universidade Positivo, na graduação de Medicina, e atuou no Hospital da Cruz Vermelha, filial Paraná, no mesmo período. Desde 2020 foi responsável técnica do Plano de Saúde Itaipu – Pamho.

Fonte: Hospital Costa Cavalcanti