Entrega de livros,Hospital de TrabalhadorO Hospital do Trabalhador, vinculado ao Governo do Estado, recebeu nesta quinta-feira (12), em Curitiba, um prêmio de reconhecimento pela implantação da primeira biblioteca do país destinada a pacientes de um hospital 100% público. O título foi concedido pela Rank Brasil, empresa especializada em recordes no país, e homenageia a equipe de voluntários da unidade que idealizou o projeto em 2014. 

Mais de cinco mil livros já foram distribuídos gratuitamente a pacientes e acompanhantes que passaram pelo hospital nos últimos cinco meses. A iniciativa conta com o apoio de voluntários, profissionais de saúde, empresas parceiras e comunidade em geral, que também contribuem na doação e higienização dos livros.

O diretor-geral do Hospital, Geci Labres de Souza, explica que a ação faz parte das medidas adotadas para humanizar cada vez mais o atendimento aos pacientes. “Foi uma forma de tornar o ambiente hospitalar mais agradável, trazendo cultura e entretenimento aos pacientes e acompanhantes que devem permanecer por um certo período no hospital”, disse.

De acordo com o diretor da Rank Brasil, Luciano Cadari, o prêmio demonstra a relevância da iniciativa do hospital e significa um reconhecimento à atitude inovadora da equipe envolvida neste processo. “Durante meses, fizemos uma ampla pesquisa na rede pública de saúde e constatamos que não havia nada parecido nesta categoria. Por isso, podemos atestar que o título é totalmente válido”, revelou.

HUMANIZAÇÃO – A biblioteca do hospital tem ainda um diferencial. O livro cedido não precisa ser devolvido como nas bibliotecas tradicionais. O paciente pode levá-lo para casa mesmo após a alta médica. Os exemplares estão à disposição também dos usuários que vão ao hospital para consultas e exames no setor de ambulatório.

Willian de Almeida, de 14 anos, torceu o tornozelo jogando futebol e está internado no setor de pediatria do hospital há duas semanas. Ele conta que os dias têm sido difíceis longe de casa, mas a possibilidade de ver tevê e ler livros no leito ajudam a passar o tempo. Sua mãe, Solange de Almeida, também é favorável à ação. “Por causa do internamento, meu filho não pode voltar para a escola e por isso a leitura é importante para amenizar esse problema”, afirmou.

DOAÇÕES – Na cerimônia de entrega do prêmio, o Hospital do Trabalhador homenageou ainda o representante da editora RBC (Pão Diário), Weslei Oliveira, responsável pela doação da maior parte dos livros distribuídos até a agora. “É uma satisfação poder participar de um projeto como este. Todos os nossos colaboradores estão se envolvendo e doando também”, ressaltou.

Para que o serviço seja levado a mais pacientes, o voluntário e idealizador do projeto, Luciano José Oliveira, faz um apelo à população e aos empresários da região. “Precisamos de novos exemplares e contamos com a solidariedade dos paranaenses para ampliar o que está sendo feito”.

Quem quiser doar pode entrar em contato com a Gerência de Relações com a Comunidade do Hospital do Trabalhador pelo telefone (41) 3212-5700. A equipe da unidade pode fazer a retirada dos livros em Curitiba e Região Metropolitana ou os interessados podem entregar as doações no hospital.

Fonte: Sesa