A diversão diante da TV, com equipamentos que ‘aposentaram’ o joystick utilizando apenas os movimentos do corpo, acaba de sair da sala de casa para a sala cirúrgica.
Inédito, o INTERA – CENTRO CIRÚRGICO é um aplicativo desenvolvido pela Tecnologia da Informação (TI) do Hospital Evangélico de Londrina (HE), que utiliza o Kinect® para oferecer segurança, agilidade e dinamismo no acesso e movimentação de imagens radiológicas do paciente, com o médico vestido de forma estéril, sem a necessidade de tocar no equipamento.

A denominação “INTERA” sugere a interação entre homem e máquina, médico e tecnologia, instituição e paciente. Inovadora, a solução propõe um novo método em ambiente cirúrgico, que até o momento utilizava o negatoscópio (caixa de luz) para a leitura dos filmes de raios-X, estáticos, com a interferência dos profissionais de saúde na manipulação dos exames e na troca dos filmes, conforme a necessidade do médico durante os procedimentos. Já o INTERA permite selecionar e visualizar imagens diversas ao mesmo tempo apenas com os gestos das mãos, à distância. Também se pode ampliar, excluir, organizar as imagens e ainda assistir vídeos e exames em movimento, como no caso das arteriografias.

Segundo Cezar Martinelli, gerente da TI, o INTERA – CENTRO CIRÚRGICO é apenas o começo de uma série de aplicativos que já estão sendo desenvolvidos para facilitar o cotidiano dos profissionais de saúde, visando otimizar, dar autonomia, reduzir riscos, como infecções hospitalares ou a falta dos exames do paciente para a cirurgia, dentre outros. “O médico poderá agendar a sala e já selecionar os exames necessários, por meio do nosso sistema, deixando tudo preparado, mesmo estando fora do hospital, para garantir a segurança, a qualidade e a precisão no ato cirúrgico”, diz Martinelli.

Para o diretor da Associação Evangélica Beneficente de Londrina (AEBEL), mantenedora do HE, Luiz Soares Koury, também neurocirurgião, o INTERA é um conceito que faz parte dos projetos de inovação do hospital, pioneiro e reconhecido em procedimentos cirúrgicos que o destacam, elevando Londrina no segmento da saúde. “Nos últimos 6 anos temos investido no hospital com um olhar direcionado para serviços de qualidade que ofereçam segurança para o paciente, para seus profissionais e para a instituição”, conta Koury. O diretor explica que o novo produto/serviço, INTERA, contribui para inúmeras facilidades, dentre elas, o atendimento simultâneo aos pacientes de urgência e emergência, que dependem de socorro rápido. “Não são raras as situações em que chegam pacientes graves, estando o especialista apto para o socorro dentro do hospital, o que é bom, mas em cirurgia, por exemplo. Nesses casos, com os resultados dos exames disponibilizados digitalmente – o que já é uma realidade nas empresas que oferecem esse serviço, de diagnóstico por imagem -, o médico pode acessar e avaliar o quadro clínico à distância, dando as orientações para o tratamento desse paciente imediatamente, sem ter que sair do ambiente cirúrgico, sem ter que tocar em nada, e ainda evitando a perda de tempo, que em situações de emergência significam vida”, ressalta.

O INTERA – CENTRO CIRÚRGICO está em teste no HE desde janeiro deste ano, sendo utilizado por alguns médicos no mês de abril, com a projeção de estar instalado em suas 12 salas ainda neste semestre.

Com o processo da patente em curso, outros aplicativos, utilizando diferentes ferramentas, além do Kinect®, serão lançados em 2012, com a promessa de promover saúde, tornando o Hospital Evangélico de Londrina um referencial de inovação.

O software foi apresentado durante a conferência internacional Hospital Management Summit 2012 – HMS, realizada nos dias 11 a 13 de abril no Amcham Business Center, em São Paulo, em que o diretor do HE, Luiz Soares Koury, foi um dos palestrantes no período da manhã.

Parceria

Durante o processo de desenvolvimento do INTERA, a TI do HE entrou em contato com uma empresa de Atlanta-GE, nos Estados Unidos, a Activate3D, responsável pelo Software Development Kit (SDK) – um pacote de desenvolvimento gratuito, disponível para download, a fim de facilitar o trabalho dos programadores de sistemas na criação de jogos e outros produtos.

Essa ferramenta (SDK) contribuiu para o uso do Kinect® na programação do software INTERA – CENTRO CIRÚRGICO, o qual propõe recursos avançados no reconhecimento de movimentos e gestos do corpo e potencializa a capacidade de acesso à imagens no computador, somando várias outras funcionalidades, como: movimentar, ampliar, ver vídeos, leitura de formato DICOM (diagnósticos por imagens), seleção, exclusão e organização para visualizar mais de uma imagem ao mesmo tempo, dentre outras.

Fonte: Assessoria de Imprensa Aebel