O Hospital Erasto Gaertner lançou oficialmente com um grande evento, nesta manhã (02/10), a campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero. Durante todo o mês de outubro, o hospital, que é referência no combate ao câncer no sul do Brasil, terá uma programação extensa em parceria com o SESI-Paraná, a Rede Massa e a Baggio Pizzaria e Foccaceria, com eventos que envolverão a população de diversas formas para conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde da mulher.

Estiveram presentes no evento a secretária municipal de Saúde de Curitiba, Marcia Huçulak; o superintendente de Garantia de Direitos da  Secretaria da Família e Desenvolvimento Social do Paraná, Leandro Meller, representando a secretária e primeira dama do Estado do Paraná, Fernanda Richa; as vereadoras Noemia Rocha e Maria Leticia Fagundes; o representante do Conselho Municipal de Saúde, Antonio Brasil; a assessora de Projetos Estratégicos do SESI, Fabiana Tozo, o voluntariado da Rede Feminina de Combate ao Câncer, a diretoria e representantes do Corpo Clínico do Hospital e também e as Rosas da Harley, mulheres empenhadas na realização do maior evento de motociclistas da Harley-Davidson do Brasil, com renda totalmente revertida ao Hospital.

De acordo com a coordenadora geral do Hospital, Dra. Carla Martins, o câncer de mama e colo de útero são altamente preveníveis e, se detectados precocemente, possuem altas chances de cura. “De acordo com dados preliminares do Registro Hospitalar de Câncer do Erasto Gaertner, dos cerca de 5 mil casos novos da doença registrados no ano passado, 25,4% deles eram de mama e 8,2% de colo de útero. Com estes dados, podemos verificar que estes tipos de câncer circulam entre os três com maior incidência em mulheres na instituição, juntamente com o câncer de pele”, afirma.

Além das falas das autoridades, o evento contou com a apresentação do coro feminino Collegium Cantorum, sob a regência da Maestrina Helma Haller. O coral possui várias participações em eventos internacionais nos Estados Unidos e Alemanha e animou a todos os presentes com seu repertório totalmente voltado ao público feminino.

O principal objetivo da campanha é mobilizar a sociedade para o compartilhamento de informações que levem à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer. Por isso, muitas outras atividades estão previstas para o mês: dia de beleza, oficina de amarração de lenços, panfletagem, eventos educativos, iluminação da fachada do hospital com a cor rosa, produção de materiais informativos, entre outros.

Fonte: Assessoria de Comunicação Hospital Erasto Gaertner