O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), de Foz do Iguaçu, é o mais novo afiliado da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do Paraná (Femipa), que agora conta com o total de 60 hospitais. Além de representar seus afiliados no Conselho Estadual de Saúde e em eventos, a Femipa busca soluções nas negociações políticas com a Secretaria de Estado da Saúde. Também oferece assessoria técnica, administrativa e jurídica e mantém os filiados informados sobre assuntos relativos à gestão, sustentabilidade e Sistema Único de Saúde (SUS). 

O suporte oferecido aos hospitais que fazem parte da Federação foi o que motivou o HMCC, que se tornou filantrópico em julho de 2011, a fazer parte do grupo. “Buscamos um diálogo mais próximo com os outros hospitais da categoria que têm problemas e objetivos em comum. A Femipa concentra essas demandas de forma organizada, o que facilita e fortalece as reivindicações do setor”, explica o diretor superintendente do hospital, Anilton José Beal.

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti, fundado em 1979, iniciou o atendimento a pacientes do SUS em 1996, que hoje corresponde a mais de 60% dos atendimentos da instituição. Possui selo de acreditação hospitalar da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e recebeu em 2005 título de Hospital Amigo da Criança da Unicef. Hospital de alta complexidade, possui mais de 200 leitos e é referência regional em cirurgia cardiovascular e tratamento contra o câncer.