Com a redução de internações de pacientes infectados com a Covid-19 e com o fim do Decreto Estadual (SESA Nº 587/2021), que não permitia a realização das cirurgias eletivas com uso de anestésicos endovenosos, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) de Foz do Iguaçu, informa que retomou a realização dos procedimentos cirúrgicos eletivos (não emergenciais ou urgentes) nesta semana.

O retorno é essencial para dar seguimento ao atendimento de pacientes acometidos por outras enfermidades, não as complicações decorrentes do coronavírus. Lembrando que os procedimentos cirúrgicos oncológicos, cardíacos e obstétricos não sofreram qualquer interrupção. “O retorno das cirurgias eletivas deve ser escalonado. Agendamentos devem priorizar pacientes com cirurgias eletivas canceladas e/ou adiadas anteriormente em função dos decretos estaduais que não permitiam a realização dos procedimentos”, explicou o coordenador médico do Centro Cirúrgico do HMCC Dr. Nilton de Nadai.

O plano de retomada priorizou aquelas cirurgias que foram mais prejudicadas com a pandemia como as cirurgias bariátricas, otorrinolaringológicas, estéticas, entre outras. Os cirurgiões já podem agendar os procedimentos com até 30 dias de antecedência. “É importante frisar que todos os pacientes que estiverem esperando por cirurgia, deverão procurar primeiramente o seu médico cirurgião titular, para juntos darem seguimento a realização dos exames pré-operatórios e liberações dos procedimentos”, detalhou Dr. Nilton.

“O cenário epidemiológico atual, que apresenta diminuição em casos, óbitos e internações, influenciou a escolha do retorno das cirurgias eletivas, mas a pandemia ainda não acabou, e não podemos deixar de tomar os cuidados necessários, e se vacinar, quando possível”, enfatizou o diretor superintendente do HMCC, Fernando Cossa que continuou: “O Costa Cavalcanti está seguindo rigorosos protocolos de segurança, e as equipes assistenciais estão treinadas e cientes de todos as ações estratégicas, readequações de fluxos e segmentação da unidade”, finalizou o diretor.

O centro cirúrgico do HMCC tem capacidade de realizar mais de mil procedimentos por mês. Para evitar a sobrecarga de leitos nessa retomada, o HMCC otimizou suas estruturas e preparou um setor exclusivo para o cuidado de pacientes pós-operatórios. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar focada no cuidado e na reabilitação pós cirúrgica, oferecendo maior segurança, qualidade e agilidade assistencial. Em consequência, diminuindo as chances de complicações após procedimento cirúrgico e abreviando o tempo de internação.

Agende uma consulta com o seu médico cirurgião em seu consultório privado, ou em nosso Centro Clínico pelo App HMCC Agendamentos ou Telefone (45) 3576-8001.

Fonte: Hospital Ministro Costa Cavalcanti