O Hospital Pequeno Príncipe foi eleito um dos cem melhores hospitais pediátricos do mundo em um ranking elaborado pela revista norte-americana Newsweek. O levantamento traz dez instituições brasileiras em pediatria, e o Pequeno Príncipe está em quarto lugar entre elas, sendo o primeiro exclusivamente pediátrico na América do Sul. É também o único da lista que não está localizado em São Paulo. Os hospitais A.C.Camargo, Sírio-Libanês e Israelita Albert Einstein ocupam respectivamente as 29.ª 75.ª e 78.ª posições. No ranking geral, o Pequeno Príncipe subiu da 112.ª posição no ranking do ano passado para a 87.ª deste ano. Ao todo, 200 hospitais fazem parte da lista 2023.

O diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, ressalta a importância desse reconhecimento internacional. Segundo ele, o modelo no qual a assistência, o ensino e a pesquisa andam de braços dados é um dos grandes diferenciais da instituição. “Um destaque especial cabe aos nossos médicos, enfermeiros e todos os profissionais de saúde, bem como ao conhecimento e à performance em pediatria complexa. Agradecemos muito aos nossos apoiadores e à comunidade. Sem esta energia não chegaríamos a estes resultados. Estamos muito orgulhosos por este reconhecimento pelo segundo ano consecutivo e agora no Top 100 da pediatria mundial”, afirma Carneiro.

“A evolução estrutural do Pequeno Príncipe nos últimos dez anos é notória. Foram mais de R$ 100 milhões investidos em diferentes setores importantíssimos, na renovação completa do nosso parque de equipamentos, na qualificação crescente de nossa residência médica e ensino, que são em seu conjunto uma homenagem às nossas equipes e aos nossos pacientes”, completa.

Para o diretor-técnico do Hospital Pequeno Príncipe, Donizetti Dimer Giamberardino Filho, o reconhecimento, fruto do voto de outros profissionais, ressalta a integração que a equipe multiprofissional da instituição tem no cenário internacional. “Nossos especialistas interagem com os profissionais de todo o mundo, e receber o reconhecimento imparcial de especialistas internacionais é muito significativo, especialmente para uma instituição filantrópica e centenária como a nossa. Com esse resultado também vemos que, mesmo diante da inconteste desigualdade entre os hemisférios Norte e Sul, nos aproximamos de referenciais do planeta e oferecemos aos nossos pacientes o que a medicina tem de mais moderno”, destaca.

Sobre o ranking

O ranking “Melhores hospitais especializados do mundo 2023” conta com os hospitais norte-americanos Children’s National Hospital, UPMC Children’s Hospital of Pittsburgh e St Jude Children’s Research Hospital, com os quais o Pequeno Príncipe mantém parcerias. Elaborado pela revista Newsweek em conjunto com a empresa de pesquisa global Statista, foram consultados de forma on-line mais de 40 mil especialistas da área da saúde – entre médicos, profissionais de saúde e gerentes e diretores de hospitais – em mais de 20 países. Além disso, especialistas de todo o mundo puderam participar da pesquisa no site da revista. Os dados para a elaboração do ranking foram coletados de julho a agosto de 2022, e os resultados foram validados por um conselho global de especialistas médicos.

Ao divulgar os resultados da pesquisa, a revista Newsweek destacou que quanto mais especializados são os hospitais, mais eles estão aptos a tratar casos mais difíceis, complexos ou raros. Além disso, essas instituições estão frequentemente na vanguarda do desenvolvimento científico nas suas áreas de atuação e são referência para a realização de determinadas cirurgias ou procedimentos, oferecendo o melhor tratamento.

Referência nacional

Pioneiro no atendimento a crianças, o Hospital Pequeno Príncipe atua há 103 anos transformando vidas por meio de atendimentos realizados com excelência técnico-científica e cuidado humanizado. Referência em tratamentos de alta e média complexidade, o Hospital tem 378 leitos, sendo 68 deles em UTIs, e realiza 60% dos seus atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É um centro completo de diagnóstico e tratamento, e oferece 35 especialidades médicas, que contam com equipes multiprofissionais especializadas. Além disso, é um polo formador de especialistas pediátricos.

 

Fonte: Hospital Pequeno Príncipe