Abril é o mês que marca a luta contra a “Psicofobia”, termo criado pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) para designar o preconceito contra portadores de transtornos mentais e alvo de uma campanha nacional da entidade. Por isso, nesta oportunidade, o Hospital Psiquiátrico de Maringá volta a chamar a atenção para a importância do tema, debatido em suas redes sociais durante este mês. O preconceito é tão presente e visível que existe até mobilização para transformar em crime esse tipo de atitude discriminatória. Inclusive, a Associação Brasileira de Psiquiatria apoiava o PLS 74/2014, que tipificava a discriminação como crime, e que chegou a ser aprovado pela Comissão de Direitos Humanos do Senado, mas, infelizmente, foi arquivado em 2018. Vale lembrar, no entanto, que há vários outros artigos do Código Penal que já tratam como crime atitudes discriminatórias contra pessoas com deficiência, como impedir acesso ao mercado de trabalho, à educação etc.

50 MILHÕES DE DOENTES NO BRASIL
Para se ter uma dimensão do impacto da doença mental, no mundo 700 milhões de pessoas compõem esse quadro. Só no Brasil são mais de 50 milhões de doentes e a América Latina está em 3º lugar no ranking mundial.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 20% dos adolescentes padecem com Depressão. A doença é uma das principais causas de suicídio (dados mundiais) e em 12 anos houve um aumento de mais de 30% das mortes por suicídio em pessoas jovens.
Conforme a ABP, todos os dias milhares de pessoas recebem diagnóstico de doença mental. Os diagnósticos são muitos, como Depressão, Transtornos de Humor, Transtorno de Déficit de Atenção, Transtornos de Personalidade, Transtorno de Ansiedade e muitos outros que podem afetar adultos, crianças e idosos. Ninguém está livre de ter Transtorno Mental.

Fonte: Hospital Psiquiátrico de Maringá