O Hospital Santa Casa de Curitiba (HSCC) foi um dos 120 hospitais brasileiros selecionados para participar do projeto colaborativo “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, realizado pelo Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI – SUS), em parceria com hospitais de excelência do país. O projeto tem como objetivo orientar os profissionais de saúde quanto as melhores práticas para o cuidado da segurança do paciente nos hospitais que atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Médicos, enfermeiros e diretoria da Santa Casa estão participando do evento de lançamento do projeto em São Paulo e também da capacitação para implantação das ações no hospital. O diretor executivo da Santa Casa de Curitiba, Eduardo Bistratini Otoni, destaca que o HSCC está ao lado de grandes hospitais do Brasil para melhorar a segurança da assistência aos pacientes. “Este é um projeto de alto impacto para a melhoria da saúde no país” destaca o diretor.

Neste projeto, todos os hospitais deverão seguir os mesmos protocolos e indicadores propostos pelos hospitais de excelência: Hospital Alemão Osvaldo Cruz (SP); Hospital Beneficência Portuguesa (SP); Hospital do Coração (SP); Hospital Israelita Albert Einstein (SP); Hospital Sírio Libanês (SP) e o Hospital Moinhos de Vento (RS). Esses dados ajudarão a medir a melhoria contínua dos processos de trabalho da equipe e evidenciar a eficácia do projeto.

Inicialmente, as ações serão implantadas nas UTIs dos hospitais selecionados, por serem áreas de maior criticidade. A estimativa do Ministério da Saúde é reduzir em apenas três anos metade do número de mortes decorrentes de infecções relacionadas à assistência à saúde, salvando mais de 8 mil vidas, e ainda reduzir em R$ 1,2 bilhão os custos decorrentes do atendimento a pacientes que contraem infecções hospitalares em todo o país.

Na Santa Casa, o trabalho será conduzido pelo Núcleo de Epidemiologia e Controle de Infecção hospitalar (NECIH), Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente e equipes médicas das UTIs.

Fonte: Assessoria de Comunicação Santa Casa