O Hospital São Vicente Curitiba realiza no sábado, 29 de outubro, um mutirão de cirurgia plástica para reconstrução de mama de 12 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Na ação, que faz parte do Outubro Rosa, mês de conscientização do câncer de mama, foram selecionadas mulheres que já passaram pela retirada da mama (mastectomia) e que estão com expansor tecidual temporário. As prósteses são doações da Motiva Implantes.

“Essa é uma forma de chamar a atenção para o procedimento, divulgar que é possível fazer a reconstrução e recuperar a qualidade de vida e autoestima da paciente após o tratamento do câncer de mama. Sabemos que, infelizmente, ainda existem pacientes que não sabem disso ou têm algum receio com relação à cirurgia de reconstrução”, explica o cirurgião plástico, Bruno Pieri.

Embora muitas mulheres que fizeram a retirada de mama não saibam, a Lei Federal número 12.802/2013 garante a elas o direito à cirurgia de reconstrução. Apesar disso, segundo dados da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, de 2021, no Brasil somente 20,52% das mulheres mastectomizadas realizam reconstrução mamas com implantes. “É preciso lembrar que toda paciente tem direito garantido por lei de realizar a reconstrução da mama, se desejar”, ressalta o médico.

Apenas em 2022, a estimativa é que 66.500 mulheres sejam diagnosticadas com câncer de mama, segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva). As chances de cura e sucesso do tratamento estão diretamente relacionadas à detecção precoce e mudança de hábitos.

Participarão da ação uma equipe formada pelos cirurgiões plásticos: André Pazio, Anne Groth, Bruno Pieri, Carolina Peressuti, Luciano Grisotto, William Itikawa e Julian Zuniga; pelas instrumentadoras Maria Valdirene Mamus, Ana Paula Filipak, Mahalha Rodrigues, Soraya Constantino e Daniele Grabas, pelos anestesistas Marco Antonio Paviani, Daniel Bitar, Pedro Ferraz e Eduardo Bassoi Duarte, e  pela equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico do Hospital São Vicente.

Sobre o Grupo Hospitalar São Vicente-FUNEF

O Grupo Hospitalar São Vicente-FUNEF, formado pelo Hospital São Vicente Curitiba, fundado em 1939, e pelo Hospital São Vicente CIC, inaugurado em 1973, atende a diversas especialidades, sempre pautado pela qualidade e pelo tratamento humanizado. Referência em transplantes de fígado e rim e nas áreas de Oncologia e Cirurgia, desde 2002 o Grupo é mantido pela Fundação de Estudos das Doenças do Fígado Kotoulas Ribeiro (FUNEF).

O Hospital São Vicente Curitiba é um hospital geral de alta complexidade. Em uma estrutura moderna, conta com pronto-atendimento, centros médico, cirúrgico e de exames, UTI, unidades de internação e centro de especialidades. Possui o selo de certificação intermediária de transplantes hepático e renal da Central Estadual de Transplantes do Paraná e seu programa de Residência Médica é credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) nas especialidades de Cirurgia Geral, Cirurgia Digestiva, Cancerologia Cirúrgica e Radiologia.

A instituição integra ainda a lista de estabelecimentos de saúde que atendem ao padrão de qualidade exigido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, órgão regulador vinculado ao Ministério da Saúde. Mais informações no site www.saovicentecuritiba.com.br.

Fonte: Hospital São Vicente