Pessoas físicas podem destinar parte do Imposto de Renda (IR) devido para entidades filantrópicas e descontar do valor que será recolhido à Receita Federal. Os recursos vindos dessas doações são fundamentais para instituições como o Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba (PR), que atua 100% no Sistema Único de Saúde (SUS) e depende da distribuição do IR para compensar o déficit causado pela concentração dos atendimentos de grande parte dos traumas da capital e região metropolitana. Em 2023, o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda termina no dia 31 de maio.

Referência em transplante renal e suporte a vítimas de trauma, o Hospital Universitário Cajuru atende cerca de 147 mil pacientes anualmente, realizando desde internações até consultas ambulatoriais e cirurgias. Como instituição filantrópica e SUS, as doações dedutíveis de impostos tornaram-se uma fonte significativa de recursos que mudam a realidade do hospital. “É importante ressaltar que nosso serviço conta com um déficit mensal que chega aos R$ 1,5 milhão. Diante desse quadro, a doação do Imposto de Renda se torna vital para mantermos nossas atividades e continuarmos a oferecer um serviço de qualidade e extrema importância para a sociedade, funcionando de forma consistente e contínua”, afirma o diretor-geral do hospital, Juliano Gasparetto.

Como doar 

Os contribuintes têm a possibilidade de destinar parte de seu Imposto de Renda, sem custo algum e de maneira fácil. A doação não aumenta o valor do imposto a pagar nem reduz a quantia a ser devolvida pela Receita Federal, no caso de quem tem restituição a receber. Pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido, ou 7%, quando destinado a projetos esportivos. Já se a destinação for feita diretamente na declaração, o limite é de até 3% do imposto para cada fundo. Além disso, o contribuinte que tenha feito doações em 2022, pode ter o percentual somado ao valor doado em 2023, até alcançar o limite. Já o contribuinte que tiver direito à restituição, o valor doado será somado a essa quantia e corrigido pela Taxa Selic.

Regulamentadas por leis federais, estaduais e municipais, as doações de IR têm grande potencial de arrecadação. O uso  desses recursos, além de fazer com que o contribuinte cumpra a sua obrigação com o governo federal, auxilia na continuidade dos serviços excepcionais prestados pelas instituições filantrópicas, garantindo segurança assistencial e auxiliando na formação de profissionais e no investimento em pesquisa e tecnologia.

Ao preencher a  declaração de Imposto de Renda, é possível acessar a ficha “Doações Diretamente na Declaração” e informar o valor e o tipo de fundo a ser escolhido. As doações feitas por meio desse processo são uma das principais formas de captação de recursos dos Fundos Sociais. Para mais informações sobre como ajudar o Hospital Universitário Cajuru via restituição de Imposto de Renda, acesse o site oficial do hospital ou entre em contato.

Serviço:

Site: https://hospitalcajuru.org.br/doe-agora/imposto-de-renda

Telefone: (41) 9 9685-9405

Email: mobilizacao.recursos@hospitalcajuru.com.br

*Informações Assessoria de Imprensa

Fonte: Hospital Universitário Cajuru