Com o objetivo de promover discussões direcionadas ao aperfeiçoamento das condutas inerentes à área de transplantes e imunogenética, a Secretaria de Saúde do Paraná realizou na sexta-feira (16) e no sábado (17), por meio do Sistema Estadual de Transplantes do Paraná (SET/PR), a I Jornada de Imunologia Aplicada ao Transplante, na sede do Conselho Regional de Medicina (CRM-PR), em Curitiba.

O encontro representou mais uma etapa no Programa de Educação Permanente do SET/PR e a ampliação da qualidade na prestação assistencial aos pacientes que aguardam pelo procedimento. Ao longo dos dois dias foram ministradas palestras e promovidas discussões envolvendo profissionais de diferentes estados que atuam na área de transplantes e imunogenética.

“Estamos trocando conteúdo para atualização de protocolos e revisão de procedimentos para avançarmos cada vez mais na qualidade e na sobrevida dos nossos transplantes no Paraná, inclusive para demonstração do nosso desenvolvimento nesta área que nos proporcionou sermos uma referência” disse coordenadora do SET/PR, Arlene Terezinha Garcia Badoch, que abriu o encontro. “A realização desse evento em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde viabiliza e possibilita que tenhamos um sistema estadual que faz a diferença”.

A coordenadora do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), Daniela Ferreira Salomão Pontes, afirmou que a jornada tem um impacto positivo não só para o Paraná, mas em todo âmbito nacional. “O Paraná já há alguns anos vem se mostrando como exemplo de sucesso não só no quantitativo, mas também na gestão de processo e qualidade no que é feito. Nós do Ministério da Saúde precisamos entender quais são os gargalos enfrentados pelos transplantados para que possamos fazer ações efetivas para ajudá-los”, disse.

Segundo Daniela, esse tipo de evento é fundamental para que a ponta dialogue com quem gerencia o processo. “Assim é possível corrigir essas distorções e permitir que mais pacientes sejam atendidos, e também que os hospitais tenham saúde financeira para fazer as ações necessárias de atendimento”.

Participaram também da abertura do evento o presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, o presidente da Associação Médica do Paraná, Nerlan Tadeu Gonçalves de Carvalho, e o presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia – Regional Paraná, Thyago Proença de Moraes.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná