Evento de lançamento do Site Saúde Debate, será dia 14 de fevereiro, pela manhã, na sede da Associação Médica do Paraná, em Curitiba.  Formado por um grupo de profissionais de comunicação e de saúde, o site nasce com a pretensão de ser fonte de informações, especializada e de qualidade para a imprensa e a sociedade como um todo.  Matérias, artigos, vídeos e áudio sobre o universo da saúde, pública e suplementar, seja no campo gestão, da assistência e da inovação serão o principal norte do veículo.

O espaço nasce com o objetivo de ser um canal de debate entre profissionais que atuam na área e trazer informações claras e isentas que abordem a grande complexidade da saúde.  “Não só livre de interesses secundários, mas sustentadas por profissionais que têm experiência ativa no setor e por evidências cientificamente elaboradas e selecionadas”, defende o médico e gestor Marlus Volney de Morais, um dos idealizadores do site.

Na ocasião, as instituições parceiras farão a assinatura do termo de colaboração e o professor André Pereira Neto, da Fiocruz, apresentará a palestra “Qualidade da informação de saúde na Internet: Como o jornalista da saúde pode (re) agir”.  A palestra do professor André Pereira Neto traz o debate sobre uma alternativa viável e necessária para a (re) ação do jornalista da saúde com o excesso de informações acessíveis e compartilháveis e a proliferação das fake News.

O grupo, formado no fim de 2017, tem o objetivo de desenvolver diversas ações em parcerias multidisciplinares e interinstitucionais. O site é só o começo. Embora independente, o site é apoiado por instituições como Abramge, AMP, Coren/PR, CRM-PR, Femipa, Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba e Secretaria Estadual da Saúde, Fundação Sanepar, Unidas e Unimeds Curitiba e Paraná.  A ideia é que além dos responsáveis pelo site – alguns assessores ou ex-assessores dessas entidades-, sejam convidados, vez ou outra, profissionais de todo o país, também especialistas em saúde, para escreverem sobre a temática.

Para Marlus Volney de Morais, a participação ativa e regular de profissionais de várias áreas focadas na saúde vai oferecer, a todos aqueles que assim queiram, encontrar informação sólida, isenta de possíveis erros de interpretação e desvios, para minimizar adis_informação, entendida aqui como uma informação parcial, deturpada ou mal elaborada que gera dificuldade de relacionamentos e muitas vezes conduz a escolhas inadequadas, o que é completamente indesejado em saúde. “O setor ‘Saúde’ é bastante complexo e multivariado. Também é mutável pela inovação que é própria da ciência. Há profusão de artigos e de informações que muitas vezes encobrem o verdadeiro conhecimento. O site vai ajudar o leitor a ‘beber água de boa fonte’, o que é, com trocadilho consciente, bastante saudável”, enfatiza.

Segundo Quitéria Neves, jornalista, especializada em saúde, também uma das idealizadoras do site, esse é um espaço para garantir o aprofundamento da informação sem a urgência do ‘dead line’ das redações, mas que pode subsidiar jornalistas a entender as particularidades e a complexidade que a área possui.

Fonte: Site Saúde Debate