Mais de 47 mil pessoas aguardam por um transplante no Brasil. Para ajudar a mudar essa história a Irmandade Santa Casa de Londrina (ISCAL) abraçou a campanha pelo Setembro Verde e trabalha na conscientização dos seus mais de 2.500 colaboradores e médicos, além de pacientes e visitantes em ações internas.

“Seja você também um autor dessa história”. O slogan convida as pessoas a refletirem sobre a doação ao escrever o que significa a doação para ela num livro gigante. O livro está circulando pelos três hospitais e ambulatórios durante todo o mês de setembro.

O enfermeiro João Coutinho, coordenador de Doação da CIHDOTT ISCAL, destaca que a taxa de recusa pela doação de órgãos no Brasil está em torno de 40%. Nos hospitais da ISCAL, segundo ele, esse índice é de 20%. Reflexo do trabalho permanente de treinamento e conscientização, intensificado no setembro verde.

Coutinho destaca ainda que todo mês são abertos em média quatro protocolos de morte encefálica. Desses, metade, em média, são elegíveis para doação. Dos elegíveis, ou potenciais doadores, a ISCAL têm conseguido o sim de 80% das famílias. “Os números mostram que temos mais chances de precisar de um órgão do que sermos um doador. Mas podemos mudar isso, conversando com nossa família sobre nossa vontade de ser doador de órgãos”, argumenta Coutinho.

A campanha também está nas redes sociais da instituição (@iscal.londrina) com depoimentos de pacientes, médicos e profissionais que trabalham direto com a doação e transplante nos hospitais da ISCAL.

Transplantes na ISCAL – Os hospitais da ISCAL são captadores e transplantadores de órgãos. São 370 transplantes de rins desde o primeiro em 1985 e 67 de coração desde o primeiro em 1994.

Fonte: Irmandade Santa Casa de Londrina - Iscal