Em meio aos trabalhos de transição para o novo governo, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), o Presidente Eleito Jair Bolsonaro recebeu, na tarde dessa terça-feira, 20, diretores da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas – CMB, federações estaduais e instituições filantrópicas de saúde. Na ocasião, os representantes do segmento entregaram ao novo presidente uma carta aberta, manifestando sua confiança na implementação de ações e políticas de gestão pelo novo governo – que venham a melhorar a qualidade no atendimento da saúde pública no Brasil.

Liderada pelo presidente da CMB, Edson Rogatti, também presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, o encontro contou com a presença de representantes das federações da Bahia, Mato Grosso do Sul, e das santas casas de Campo Grande, Belo Horizonte, Porto Alegre e Juiz de Fora – onde Bolsonaro foi prontamente atendido e operado após ataque sofrido durante sua campanha eleitoral. Também participaram da comitiva, em apoio aos pleitos das santas casas, os deputados federais Toninho Pinheiro (PP-MG) e Darcísio Perondi (PMDB/RS), presidente da Frente Parlamentar da Saúde.

Na oportunidade, o presidente da CMB, Edson Rogatti destacou a importância da atuação das santas casas e hospitais filantrópicos, hoje responsáveis por mais de 50% dos atendimentos no SUS e quase 70% dos atendimentos de alta complexidade e ressaltou total apoio ao nome indicado para o Ministério da Saúde, o deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS). “Vamos continuar lutando e com a certeza de que todos aqui presentes vamos apoiar o deputado Mandeta para que ele faça uma gestão profícua no Ministério da Saúde”, disse.

Após ouvir atentamente o grupo, Bolsonaro afirmou que vai observar as dificuldades das santas casas e hospitais filantrópicos com a devida atenção e garantiu priorizar a redução de impostos. “Vamos nos empenhar para buscar uma solução, não só para as dívidas existentes, mas para uma melhor economia. Em se destravando a economia, entra mais dinheiro no caixa, sem aumentar impostos, claro. Essa é a intenção”, garantiu o novo presidente. “A vida não tem preço. Fico muito feliz, pois vocês salvaram a minha vida”, agradeceu Bolsonaro, aos serviços prestados pelas santas casas, em especial a de Juiz de Fora.

Pontos da carta

20181120 142702

Com objetivo de contribuir com o governo que se inicia em breve, os signatários destacaram pontos importantes na carta ao novo presidente. Entre eles: revisão do modelo de custeio, remuneração e financiamento das santas casas, solução para o passivo financeiro atual decorrente do sub financiamento das operações pelo SUS; revisão das parceiras público-privadas para gestão das unidades de saúde da rede pública; valorização das entidades que atuam nos procedimentos de média e alta complexidade hospitalar e; fortalecimento da política de ensino profissionalizante e universitário pelos hospitais de ensino da rede de hospitais filantrópicos.

Em suma, a principal demanda das Santas Casas hoje é que o governo redistribua a verba da tabela de pagamento do Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com a eficiência e volume de atendimento dos hospitais.

Mandetta é anunciado como ministro da Saúde

20181120 144435Após encontro com as santas casas, realizado no gabinete de Bolsonaro, todos seguiram para uma grande sala de reuniões, juntando-se a outras frentes da área da saúde, ocasião na qual o presidente anunciou o ortopedista e deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) como o ministro da Saúde.

Mandetta já marcou uma reunião em São Paulo com os administradores das Santas Casas para discutir a proposta do grupo e também meios de aumentar os atendimentos nos seus hospitais.

Fonte: CMB