A partir do tema central “Política e gestão: seus reflexos na saúde”, o Seminário Femipa chega à décima edição com o desafio de inovar e entregar aos participantes ainda mais conteúdo, informação e atualização profissional. Para comemorar a importante marca de 10 anos de sucesso, a palestra magna será proferida pelo juiz federal Sérgio Moro, que vai falar sobre “Compliance e seus reflexos na saúde – a responsabilidade dos gestores, entidades e prestadores de serviços”. O evento acontece entre os dias 25 e 27 de outubro, na Associação Médica do Paraná (AMP), localizada na Rua Cândido Xavier, 575, bairro Água Verde, em Curitiba (PR).

Além de Moro, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, também estará presente no evento, bem como o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo; a vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti; o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto; Marcelo Hagebock Guimarães, presidente do Conselho Estadual de Saúde do Paraná; e Marcia Cecilia Huçulak, secretária municipal de Saúde de Curitiba.

Para o presidente da Femipa, Flaviano Feu Ventorim, a participação do juiz Sérgio Moro no evento mostra o respeito que os filantrópicos conquistaram na sociedade ao longo da história, mas também reforça o compromisso que cada hospital deve ter diante do papel que cumpre. “Temos o desafio de inovar a cada ano. O evento conquistou um importante espaço no setor hospitalar filantrópico e a credibilidade de um público que espera encontrar no seminário informação atual, discussões relevantes e a possibilidade de troca de experiências entre gestores de hospitais não só do Paraná, mas de outras localidades. Estarmos atentos à necessidade de transparência e da prestação de contas – principalmente quando estamos diante de instituições que recebem recursos públicos – é fundamental para a construção da credibilidade das instituições de saúde”, afirma Ventorim.

Programação

A programação principal do 10º Seminário Femipa inclui três salas temáticas, na parte da manhã do dia 26 de outubro – “Parlons Santé – gestão hospitalar”, Efetividade clínica – atenção, qualidade e eficiência” e “Eficiência hospitalar – novas tendências” – e os painéis no grande auditório da AMP. Depois da palestra magna do juiz federal Sérgio Moro, mais duas palestras estão programadas para a tarde: “O futuro da contratualização e o relacionamento com os gestores”, com a participação de Irvando Luiz Carula, diretor do departamento de contratualização e habilitações da Superintendência de Gestão de Sistemas de Saúde  (SGS) da Sesa, e Luiz Soares Koury, diretor do HOFTALON e ex-presidente da Femipa; e “Perspectivas da Saúde para 2018”, com o secretário de Estado da Saúde do Paraná e Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Michele Caputo Neto.

Na sexta-feira, último dia do evento, a programação vai trazer mais três painéis: “Alvarás e licenças – como agilizar os procedimentos e atender à Legislação”, com Paulo Santana, diretor da Vigilância Sanitária do Paraná, Major Gerson Gross, chefe do BM7 do Corpo de Bombeiros do Paraná, e um representante do Ministério do Trabalho; “Compartilhamento de serviços – a união de esforços para reduzir custos e aprimorar serviços”, com Carlos Magalhães, conselheiro e gestor empresarial da Xcellence & Co, e Antonio Mauricio Ribeiro, representante da Unimed-PR; e, para fechar, a palestra “O que nos aguarda em 2018?”, que será proferida por Everton Gomes, economista do Banco Santander e doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ).

Além da programação principal, o 10º Seminário Femipa terá também alguns eventos paralelos, que acontecem no dia 25 de outubro, como o 3º Fórum de Direito da Saúde da Femipa e o 4º Encontro de Assessores de Comunicação da Femipa. A novidade deste ano é que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai montar uma sala para atender aos hospitais filantrópicos e santas casas do Paraná. Também no dia 25 de outubro, das 13h30 às 17h30, os interessados poderão esclarecer dúvidas, buscar orientações ou sanar problemas com os técnicos da Sesa sobre os seguintes assuntos: programa HOSPSUS; Vigilância Sanitária; Contratos (Contratualização); e Cadastro, convênios e projetos.

Expositores

Como o Seminário Femipa já se tornou tradicional entre as instituições de Saúde, muitas empresas também participam dos três dias de encontro. Neste ano, o evento conta com 34 nomes confirmados: Unimed-PR, que será correalizadora do evento, ao lado da Femipa; como patrocinadores estarão Itaipu Binacional, Bionexo, Grupo Sentax, MV e PCI Gases do Brasil; e como copatrocinadores estarão Air Liquide Healthcare; Apoio Cotações; Condor Soluções; Formathos; Isee; Sismatec; e Dinatec. Além dos patrocinadores, o 10º Seminário tem o apoio de Inova Soluções, Niwa Advogados, Solus Soluções Estéreis, Uniprime, Pró Saúde, Santander e Planisa; e o apoio institucional de CRM-PR, FAE Business School, Filantropia, Sindihosfil, ACP, AMP, CCFB, CRA-PR, CMB, FBAH, FEHOSC, FEHOSP, Ipass e Parlons Santé.

Serviço
10º Seminário Femipa
Data: 25 a 27 de outubro de 2017
Local: Associação Médica do Paraná (AMP) – Rua Cândido Xavier, 575, Água Verde – Curitiba (PR)
Informações: http://www.seminariofemipa.org.br/