O juiz federal Sérgio Moro participou da palestra de abertura do 10º Seminário Femipa, que aconteceu entre os dias 25 e 27 de outubro, em Curitiba (PR). Durante o evento, Moro afirmou que a justiça não pode ser um faz de conta e reforçou que somente se o judiciário trabalhar de forma integrada é que será possível mudar o quadro de corrupção sistêmica que existe no Brasil hoje.

Ao longo da palestra, Moro lembrou detalhes das investigações da operação Lava Jato e afirmou que houve, sim, redução na impunidade. Porém, segundo ele, os agentes políticos ainda estão num estado de inércia, já que, apesar da redução na impunidade, pouco até o momento foi feito para mudar a cultura da corrupção.

Na avaliação do juiz, as práticas corruptas comprometem significativamente o desenvolvimento econômico e a oferta de serviços públicos de qualidade, por exemplo, o que é “um crime contra a confiança dos brasileiros”. Além disso, ele lembrou que a Justiça no Brasil sempre foi fraca para as pessoas poderosas, o que precisa ser mudado, porque todos devem ser julgados igualmente segundo os princípios republicanos.

Para assistir na íntegra a palestra do juiz federal Sérgio Moro, acesse neste link o facebook da Femipa.