O presidente eleito da Comissão de Seguridade Social e Família, deputado Juscelino Filho, do Democratas do Maranhão, é médico radiologista e está em seu primeiro mandato. Apesar da sua indicação só ter sido confirmada pouco tempo antes do início dos trabalhos da comissão, ele foi escolhido por unanimidade. Junto com ele, foram eleitos para a primeira vice-presidência o deputado Odorico Monteiro, do PSB do Ceará, e para a segunda vice-presidência o deputado Miguel Lombardi, do PR de São Paulo.04

O novo presidente disse que mais de mil projetos estão na Comissão de Seguridade Social e Família e que, nos próximos dias, os três deputados escolhidos para comandar o colegiado vão organizar a pauta de trabalhos para 2018. Ele ainda não tem um levantamento de propostas prioritárias, mas afirma que um dos temas principais será o debate sobre o Sistema Único de Saúde. Ele aponta o SUS como um sistema universal e de difícil financiamento, por causa do alto custo da saúde.

“É um tema que estaremos aí com ele sempre aí na nossa pauta, no nosso debate, buscando melhor qualidade no atendimento do SUS, ampliando o serviço e vamos ver dentre os projetos que nós temos aí na comissão prontos para poder avançarmos aí nessa linha do Sistema Único de Saúde”.

O deputado Juscelino Filho disse que dificilmente a Reforma da Previdência voltará a ser discutida na Comissão de Seguridade Social e Família. Ele acredita, no entanto, que o tema só voltará ao debate em 2019, com um novo presidente da República e um novo Congresso.

Fonte: Rádio Câmara