Chegou ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, nesta quarta-feira (26), a primeira leva do medicamento Atracúrio, que integra o chamado “kit intubação”, vindo por meio de importação através de operação inédita entre Santas Casas e hospitais filantrópicos, com a coordenação da Confederação das Santas Casas e Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB).

O lote é composto por 28.825 unidades do medicamento, que serão encaminhadas para 27 hospitais. Nesta primeira importação, o custo foi de R$ 1,4 milhões.

Nos próximos dias, está prevista a chegada de mais medicamentos que compõem o “kit intubação”.

O processo de importação que uniu esforços do setor filantrópico de saúde para a vinda dos medicamentos aconteceu em abril. No total, serão 320 mil itens divididos entre Propofol, Atracúrio e Rocurônio, oriundos da Índia, que serão distribuídos para 94 instituições.

“A primeira importação contempla especialmente as instituições com maior escassez, em regiões onde os índices de internação continuam altos, mas é apenas um fôlego inicial”, fala o presidente da CMB, Mirocles Véras.

A importação leva até 20 dias para o real abastecimento dos hospitais, que até lá continuam seus esforços diários junto à indústria nacional e até mesmo compartilhamento regional para que não falte medicamentos.

A CMB segue com novos acordos e contratos para contemplar mais instituições e maior volume. As negociações com a Grécia também estão adiantadas e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) se comprometeu a auxiliar para que nada atrase o recebimento e efetiva distribuição na chegada ao Brasil. “É a primeira compra coletiva e importação conjunta do setor. As providências são urgentes e estamos atuando em várias frentes para amenizar o sofrimento dos administradores hospitalares, profissionais de saúde e pacientes que convivem com a incerteza do abastecimento adequado”, conclui o presidente da CMB.

A viabilização do processo teve o apoio incondicional da Techtools.

Fonte: CMB