Na última atualização do boletim epidemiológico de casos notificados e suspeitos de Covid-19 em trabalhadores de saúde, divulgado na tarde desta quinta-feira (8), a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná indicou a ocorrência de pelo menos 319 óbitos nesse grupo. Pela estatística oficial, até agora foram confirmados 20.238 casos entre os profissionais da área, dos quais 1.706 são médicos. Os recuperados somam 16.004, incluindo 1.242 da Medicina. O total de notificações, contudo, chega a 63.408.

Das mais de 18,3 mil mortes registradas no Estado em decorrência da Covid-19, pelo menos 57 foram de médicos, conforme levantamento realizado pelo Conselho Regional de Medicina. Pelo boletim divulgado pela Sesa, o total de médicos vitimados pela doença é de 55, os quais estão relacionados juntamente com 97 trabalhadores de enfermagem, 42 de farmácia, 28 de odontologia, 27 de cuidadores de idosos, 11 de agentes comunitários e mais 11 da área de diagnostico, 10 assistentes sociais e 10 de psicologia, dentre outros. As indicações de atividades nem sempre ocorrem entre os profissionais que se aposentaram. Igualmente podem não aparecer nas estatísticas profissionais que morreram em hospitais do Paraná mas que têm domicílio em outras regiões.

De acordo com o levantamento do CRM-PR, somente em março último faleceram em serviços hospitalares do Paraná pelo menos 13 médicos. O primeiro caso de óbito entre médicos foi registrado em 3 de abril do ano passado. O Dr. Nelson Martins Schiavinatto (CRM-PR 2.279), que se tornou referência em radiologia e diagnóstico por imagem no município de Cianorte, onde viveu a maior parte da vida, tinha recém completado 80 anos de idade e 52 de formação médica. Com as demais mortes que se seguiram desde então, o Conselho tem publicado memorial para homenagear as vítimas, muitas delas infectadas enquanto trabalhando na linha de frente contra a Covid-19. Há pelo menos dois casos de óbitos de médicos sob suspeita de também terem sido vítimas da doença.

De acordo com dados dos gestores públicos do Paraná, os médicos, que integram o grupo prioritário, estariam próximos de atingir o percentual estimado total de vacinação. Contudo, ainda tem havido queixas de profissionais em alguns dos principais polos urbanos do Estado. Há expectativa de que a cobertura de fato atinja o patamar desejado com a chegada do novo lote de vacinas nesta quinta-feira (8). São 242.050 doses que serão distribuídas entre as 22 regionais de saúde e sob a promessa do governo do Estado de intensificar a imunização de domingo a domingo. Até agora o Paraná recebeu um total de 2.495.350 doses, sendo que quase 1,5 milhão de pessoas já receberam pelo menos a primeira.

Fonte: CRM-PR