A Associação Médica Brasileira (AMB) divulgou, em fevereiro, os resultados de uma pesquisa feita no primeiro mês de 2021 com 3.882 profissionais de Medicina de todas as regiões do país. Com o título “Os médicos e a pandemia de Covid-19”, o levantamento indicou que oito a cada 10 médicos acreditam que a segunda onda da pandemia será ainda mais grave do que a primeira.

Ainda conforme o levantamento, indagados sobre a situação atual de casos nas unidades que atendem a pacientes com suspeita ou já com Covid-19, 91,5% dos médicos observam tendência à alta em algum grau. Quanto aos óbitos, a tendência é igualmente de alta para 69,1%, ou seja, praticamente 7 em cada 10.

Além disso, a pesquisa identificou o devastador efeito das fake news na pandemia de Covid-19, conforme a visão dos médicos. Para eles, a assistência é impactada por recorrentes notícias falsas e informações sem comprovação científica. O levantamento identificou que 91,6% entrevistados citam interferência negativa das notícias falsas, como o descrédito da Ciência, a dificuldade de os pacientes aceitarem as decisões dos profissionais de Saúde, o desprezo às medidas de isolamento e pressão para que sejam receitados medicamentos sem comprovação científica de eficácia.

Outra consequência relacionada às fake news e à desinformação proposital se dá no descomprometimento de parcela da população com as medidas de prevenção ao novo coronavírus. Os médicos foram questionados sobre como avaliam a resposta às orientações para o uso de máscara, isolamento e distanciamento: 50,5% dizem que em nenhuma delas há adesão suficiente.

Clique aqui para acessar mais dados da pesquisa.

* Com informações da assessoria de imprensa

Fonte: Saúde Debate